OpenStreetMaps_2012O OpenStreetMaps (OSM), uma iniciativa criada em 2004 para a criação e fornecimento de dados geográficos livres, contendo um mapa livre e editável do mundo todo, divulgou resultados de seu crescimento. Em 2011, a quantidade de dados da iniciativa cresceu 75%, e mais de 150% nos últimos dois anos. Em média, mais de 96 mil quilômetros de novas rodovias foram adicionados a cada semana em 2011, muito mais do que os 64 mil registrados por semana em 2010.

Para realizar estes cálculos o OpenStreetMaps conta, desde 2011, com uma ferramenta fornecida pela Beyonav, que comprime e mostra os dados da iniciativa a cada semana. O software, chamado BeyoViewer, é capaz de carregar todos os dados do OSM em duas horas, e mapas de ruas podem ser abertos em tempo real. Estatísticas e cálculos podem ser feitos em 42 segundos.

Segundo informações da empresa Beyonav, o ritmo do crescimento é muito estável. Em sete dias, o desvio padrão da quantidade de dados que são adicionados a cada semana é extremamente baixo. O gráfico abaixo mostra o crescimento do OSM desde 2009:

OpenStreetMaps_2011

O OpenStreetMaps conta com o apoio da MapQuest e Microsoft, que são atualmente os maiores contribuintes em termos de dólares e de hardware. O Google também contribui com a ferramenta que, fora o Google Maps, possui a maior quantidade de dados cartográficos. Clique aqui para conhecer todas as estatísticas de crescimento do OpenStreepMaps.