Este trabalho apresenta uma metodologia para análise da dinâmica de uso agrícola das terras, especialmente a rotação das lavouras de inverno, como as culturas de trigo (Triticum aestivum L.), aveia (Avena sativa L.) e azevém (Lolium perenne L.) e lavouras de verão, como soja (Glycine max L.) e milho (Zea mays L.). A área de estudo compreende o município de Derrubadas, localizado na região fisiográfica do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul.

A interpretação da dinâmica das lavouras de inverno e verão foi realizada utilizando uma composição colorida multitemporal do Índice de Vegetação de Diferença Normalizada (IVDN), com todo pré-processamento e processamento realizados no software livre gvSIG 1.9.

As imagens do sistema Landsat 5 TM obtidas para as datas de 20/08/2010, 08/11/2010 e 27/01/2011, correspondentes a diferentes fases de desenvolvimento das lavouras de soja e milho, e parte do ciclo das lavouras de inverno, possibilitaram gerar uma grade interpretativa da dinâmica de sucessão agrícola das áreas com base nas tonalidades da imagem colorida.

As imagens foram registradas ao sistema cartográfico UTM 22S – WGS 84 e então geradas as imagens do IVDN. Com os índices de vegetação processados, foi elaborada uma composição colorida multitemporal, associando cada imagem do IVDN nas três datas a cada uma das três cores primárias. Este método permitiu diferenciar visualmente as áreas ocupadas pelas lavouras de inverno (trigo e pastagens de inverno), soja e milho, permitindo observar a dinâmica de sucessão na ocupação das áreas agrícolas e contribuindo para qualificar a estimativa de áreas plantadas com as culturas de milho e soja para o município de Derrubadas, RS.

Composição colorida IVDN multitemporal (B - IVDN1; G - IVDN2; R - IVDN3) do município de Derrubadas
Composição colorida IVDN multitemporal (B - IVDN1; G - IVDN2; R - IVDN3) do município de Derrubadas (RS)

Este artigo publicado recentemente está disponível no Portal MundoGEO, como conteúdo complementar da revista InfoGEO 65. Leia o artigo na íntegra.