FourSquare_BrasilO Vice-Presidente de desenvolvimentos de negócios do FourSquare, Holger Luedorf, esteve em São Paulo em maio para participar de evento realizado pela Media Factory, empresa especializada em marketing digital. O executivo aproveitou a ocasião para apresentar alguns dados relevantes da ferramenta e destacar a crescente participação dos usuários brasileiros.

Ao lado de Leandro Kenski, CEO da Media Factory, Luedorf destacou algumas das vantagens do Foursquare do ponto de vista das empresas. A rede social funciona como ferramenta para obter estatísticas profundas sobre os check-ins, que podem ser utilizados para a criação de promoções e estratégias de marketing.

“Imagine que você é dono de um restaurante e, por conta da chuva, seu estabelecimento está vazio. É possível criar uma promoção que oferece uma taça de vinho e um desconto de 20% na refeição para as pessoas que derem um check-in no local. Se o resultado for satisfatório, pode-se retirar a promoção do ar na hora em que quiser”, explica Luedorf, acrescentando também que essas funcionalidades são gratuitas e possuem um grande potencial de negócios.

O Foursquare não cobra das empresas o uso de ferramentas de estatísticas de check-ins e dados de usuários. A monetização da rede social acontece a partir de parcerias com bandeiras de cartão de crédito, ações com grandes marcas e programas de fidelidade. “Temos uma parceria com a American Express nos EUA. O usuário conecta seu cartão de crédito à conta do Foursquare e, se faz o check-in em um estabelecimento conveniado da Amex e paga com este cartão, pode receber descontos no valor da compra, por exemplo”, explica.

No evento, também foram apresentados relatórios que apontam que Foursquare possui mais de 20 milhões de usuários, 750 mil estabelecimentos comerciais registrados e mais de 2 bilhões de check-ins. O Brasil é o mercado mais importante da América Latina para o FourSquare, além de ser o que mais cresce em número de usuários: nos últimos 12 meses, houve crescimento de 800%. “Diante de todo o potencial que a internet tem por aqui, trabalharemos muito mais próximos do Brasil a partir de agora”, afirmou o VP de desenvolvimento do Foursquare.