GE SmallworldHá mais de um século, o Centro de Pesquisas Global tem sido o motor de inovações da GE. Em novembro de 2010, foi realizada a construção de uma nova unidade, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, a primeira na América Latina. Com instalações ao redor do mundo, nos EUA, Alemanha, Índia e China, a empresa escolheu o Brasil para receber o seu quinto Centro de Pesquisas Global, para desenvolver soluções para os desafios locais e suportar o desenvolvimento do País.

Para alavancar as pesquisas e trazer os resultados aguardados para o Brasil, a GE investirá 500 milhões de reais em seu Centro no País. “O Brasil vive momento único de crescimento e possui necessidades específicas de infraestrutura. Nosso Centro de Pesquisas trabalhará para ajudar o País a acabar com esses gargalos ao oferecer soluções customizadas e feitas especialmente para a demanda brasileira”, diz Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE para América Latina. No dia 24 de maio a GE do Brasil lançou a Pedra Fundamental do empreendimento, que deverá estar concluído no segundo semestre de 2013.

O investimento total será concluído até cinco anos após o Centro de Pesquisas Global estar em pleno funcionamento. O valor contempla, entre outras coisas, a construção do novo centro, com geração de 200 empregos iniciais e capacidade total para 400 pesquisadores. Até o espaço ficar pronto, a GE continuará atuando no Parque Tecnológico da UFRJ, onde está desde 1° de setembro de 2011 e já conta com mais de 50 profissionais trabalhando em três frentes de pesquisas, em três Centros de Excelência: Biocombustíveis, Sistemas Inteligentes e Integração de Sistemas.

GE no setor geoespacial

Para o setor geoespacial, a GE Energy conta com o Smallworld, um pacote de soluções geoespaciais para design de redes, documentação e planejamento, permitindo a modelagem de estruturas completas de redes de distribuição, com aplicações no setor elétrico, telecomunicações, gás, água, entre outros.