A comissão organizadora do 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – GeoPantanal informa que os interessados podem submeter artigos para o simpósio até 24 de junho. O 4º GeoPantanal vai ser realizado de 20 a 24 de outubro de 2012, em Bonito (MS), visando promover o encontro de especialistas no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, ampliar o conhecimento sobre a aplicação de geotecnologias ao estudo de áreas úmidas e incentivar as parcerias institucionais.

4º GeoPantanalO evento é voltado a profissionais de comunidades acadêmico-científicas como pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam com geotecnologias no Brasil e no exterior, empresas do setor de aplicação das diversas áreas – incluindo meio ambiente, recursos minerais, recursos energéticos, agricultura -, autoridades governamentais e tomadores de decisões dos setores envolvidos.

Os temas incluem trabalhos desenvolvidos com o uso de geotecnologias para estudos relacionados ao turismo, chaco e sustentabilidade. Entre eles, agropecuária, análise de paisagem, aplicações computacionais, avaliação de impacto e gestão ambiental, cartografia e banco de dados geográficos, conservação e uso sustentável, educação ambiental, geoprocessamento, georreferenciamento de imóveis rurais, meteorologia e climatologia, modelagem ambiental, recursos hídricos etc.

Os trabalhos poderão ser apresentados em sessão oral ou em sessão de painéis e as apresentações orais poderão ser feitas em português ou espanhol. A notificação final aos autores dos trabalhos aprovados será feita até 10 de agosto. A Revista Geografia, da Associação de Geografia Teorética (Ageteo), classificada com o conceito Qualis A2-Capes, publicará um número especial sobre geotecnologias no Pantanal, formado por 15 artigos que se destacarem no evento.

O 4° GeoPantanal é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe; Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat; e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

Mais informações sobre programação preliminar, normas para submissão e inscrições podem ser consultadas no site do simpósio.

Por Nadir Rodrigues – Embrapa Informática Agropecuária