Resumo de vagas MundoGEOO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Especialista em Geoprocessamento, com atuação junto ao Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade. Os requisitos para esta vaga são: conhecimento e experiência em diversos programas de SIG; conhecimento e experiência com processamento digital de imagens de sensores remotos; boa comunicação oral e escrita; disponibilidade para viagens esporádicas; capacidade de desenvolvimento autônomo; paixão por desafios. Domínio de técnicas matemáticas e estatísticas e em linguagem de programação; disponibilidade para viagens nacionais e internacionais esporádicas; e domínio dos idiomas inglês e espanhol completam o perfil desejado. O profissional selecionado irá desenvolver as seguintes atividades: preparação de mapas temáticos e base de dados em vários ambientes SIG; modelagem e gerenciamento de banco de dados geográficos; implantação de rotinas automatizadas de cartografia digital e geoprocessamento; análise espacial avançada; modelagem de simulação;  levantamento de dados de campo; processamento de imagens; e preparação de relatórios e elaboração de projetos.
Empresa: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Enviar currículo (formato pdf ou txt) e pretensão salarial para desenvolvedor.bh@gmail.com

Cargo: Analista de Geoprocessamento. O profissional irá desenvolver atividades em GIS e WebGIS. É necessário conhecimento consolidado nas ferramentas GIS da Esri e em modelagem de dados geoespaciais em Geodatabase.
Empresa: Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar)
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo para geotec@ufpr.br

Cargo: Analista Desenvolvedor Java. Necessário ter formação superior completo em Engenharia ou Ciência da Computação. Perfil: Domínio da linguagem Java (J2SE e J2EE); Experiência com Spring MVC, Spring, Hibernate, JBoss; Experiência com Scrum; Desejável experiência com SIG (Sistema de Informação Geográfica) e banco de dados PostgreSQL/PostGIS. Desejável certificação Java (SCJP, SCWCD, SCBCD, SCEA).
Empresa: Santiago & Cintra Consultoria
Local: São Paulo (SP) – Campo Belo
Contato: Enviar o currículo atualizado e pretensão salarial para murilo.oliveira@sccon.com.br

Cargos:
1) Gerente Comercial. O profissional irá gerenciar as atividades de vendas, fazer o planejamento estratégico, acompanhar os funcionários, elaborar os relatórios e controles de indicadores. As atividades incluem ainda gerenciar atividades de prospecção de novos de clientes, retenção, visitas aos clientes e prospects. Este cargo compreende ainda a realização do controle e o acompanhamento da equipe, através da elaboração de relatórios para a diretoria, entre outras atividades. Assim, o profissional irá estruturar, organizar e distribuir sua equipe de vendas. Para esta vaga é necessário ter ensino superior completo em Administração de Empresas, Marketing ou áreas afins; experiência na área comercial em vendas de serviços e gestão de equipe. Conhecimento em GIS e na área de TI será considerado um grande diferencial. Inglês e Espanhol avançado completam o perfil desejado pela empresa.
2) Analista de Sistema Pleno. O profissional deve ter conhecimento avançado de informática e experiência em ASP.NET, C#.net, JavaScript, Java, Html, Ajax, Xml, Python. Liguagem – UML, POO, metodologia de programação MVC, MS Visual Studio, VSS, IIS, Apache, Tom Cat. Conhecimentos em banco de dados Post GIS, Oracle Geo Server e Open Layers são desejáveis. Pós-graduação será considerado um diferencial. Domínio da língua inglesa completa o perfil.
Empresa: Inovação – Tecnologia da Informação Geográfica
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: rh@inovacaogis.com.br

Cargo: Vagas para profissionais qualificados para o setor de topografia e cartografia. Segundo a empresa, a preferência é para candidatos com experiência, para integrar o departamento de vendas e suporte técnico.
Empresa: Furtado, Schmidt
Local: Não informado
Contato: Enviar currículo para kleber@furtadonet.com.br.

Cargo: Analista Desenvolvedor. Especialista em javascript. Domínio em Banco de Dados Oracle PL/SQL; Conhecimento avançado em CSS; Experiência comprovada em projeto GIS (Mapinfo, Quantum Gis, ESRI, Oracle Locator, PostGis e similares). Desejável conhecimento em API Google Maps/Earth e conhecimento em Oracle Application Express (Apex).
Contratação PJ – Projeto de 6 meses com possibilidades de prorrogação.
Empresa: Emphasys IT Solutions
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo com pretensão PJ para stomasi@emphasys.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Concurso público, para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e de nível superior. Dentre as vagas disponíveis estão 22 para técnico em agronomia; 33 para engenheiro agrônomo; quatro para geógrafo; quatro para geólogo, dentre muitas outras vagas para engenheiro civil, ambiental e outros, para atuação em Brasília (DF) e também em várias outras cidades, tais como Palmas, Goiânia e Ilhéus.
Instituição: Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A
Local: Vários
Contato: Inscrições de 12 de junho a 13 de julho. Mais informações e inscrições em www.femperj.org.br e diretamente no site da Valec: www.valec.gov.br

Cargo: Concurso público com vaga na área de geodésia, para o Departamento de Engenharia do campus de Seropédica. Uma vaga está disponível para professor assistente, com graduação em engenharia de agrimensura ou engenharia cartográfica ou áreas afins, cuja matriz curricular inclua disciplinas na área de Geodésia. Necessário mestrado em ciências geodésicas ou engenharia cartográfica ou engenharia civil ou engenharia de transportes ou geomática ou áreas afins, cuja matriz curricular inclua disciplinas na área de Geodésia.
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)
Local: Seropédica (RJ)
Contato: Inscrições vão até 19 de junho. Mais informações estão disponíveis no Edital 75/2012: http://www.ufrrj.br/concursos/

Cargos:
1) Seleção de técnicos e tecnologistas. O edital do concurso público para preencher 22 vagas em cargos de nível superior (tecnologistas) e 40 vagas em cargos de nível médio (técnicos) no Inpe foi publicado no Diário Oficial da União em 1º de junho.
2) Pesquisador. O Inpe também lançou edital de concurso público para contratação de 17 pesquisadores. Para concorrer às vagas da carreira de Pesquisa, os interessados devem realizar as inscrições no período de 2 a 31 de julho nas unidades do Inpe de São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Natal e Belém, independentemente do local onde o candidato realizará as provas.
3) Analista. Ainda há 28 vagas para o cargo de analista (nível superior) destinadas ao Inpe no âmbito do edital lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Local: Vagas para São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Cuiabá e Alcântara
Contato: Inscrições devem ser feitas entre 5 de julho a 9 de agosto, exceto sábados, domingos e feriados, nas unidades do Inpe a que se destinam as vagas. Os endereços estão no edital, assim como cronograma, descrição completa das vagas, remuneração, requisitos para concorrer aos cargos, conteúdo programático e todas as normas e procedimentos do concurso.  As inscrições do concurso da carreira de Gestão devem ser feitas entre os dias 26 de junho e 16 de julho, apenas pela internet, no endereço www.cespe.unb.br/concursos/MCTI_12Todas as informações necessárias sobre concurso público no Inpe estão disponíveis nos editais: http://www.inpe.br/gestao/anuncios_oportunidades/concurso/2012/index.php

Cargo: Vagas para professores de geografia.
Instituição: Prefeitura Municipal de Pedreiras – MA
Local: Pedreiras (MA)
Contato: Inscrições até julho de 2012 em www.igracaaranha.com.br

Cargos:
1) Pesquisador III na área de Geodésia, junto ao Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.
2) Pesquisador II para o departamento de Geografia da Unesp.
Instituição: Unesp
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: Inscrições presenciais até 3 de agosto para Pesquisador II e 25 de junho para Pesquisador II . Edital: http://www2.fct.unesp.br/rh/concursos/pesquisador/INSCRICOES%20ABERTAS/Departamento%20de%20Cartografia/Pesquisador%20III%20-%20Geod%e9sia/

Oportunidades

Oportunidade: Processo de licitação para contratação de serviços técnicos de suporte à análise cartográfica. A contratação visa o fornecimento de serviços de suporte à análise cartográfica dos estudos de inventário, dos projetos básicos de Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e dos estudos de viabilidade e projetos básicos de Usinas Hidrelétricas (UHE), além da manutenção e atualização de informações cadastrais sobre aproveitamentos hidrelétricos e rios inventariados. Segundo Edital da licitação, as atividades compreenderão o uso eficiente da cartografia e as práticas dedicadas ao armazenamento, à recuperação e à disponibilidade de dados cartográficos que atendam ao interesse institucional da Aneel, em conformidade com a legislação do Governo Federal referente à Cartografia Nacional e ao Meio Ambiente. Dentre as atividades, estão análise de restituição aerofotogramétrica com fotos aéreas ou imagens orbitais, perfilamento a laser ou imagens de radar; análise da consistência técnica e nível de precisão de poligonais e nivelamentos geométrico ou trigonométrico; análise do perfil longitudinal de rios; análise de batimetria; análise da consistência técnica e nível de precisão do serviço de transporte de coordenadas geodésicas mediante utilização de softwares de processamento de dados GPS; entre outras, presentes no edital.
Instituição: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Local: Online
Contato: A licitação irá abrir às 10h do dia 18 de junho, e estará disponível na página www.comprasnet.gov.br. Para mais informações, acesse o edital da licitação: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/Licitacoes_administrativas/Documentos/Edital%20PE%2027-2012.pdf

Oportunidade: Seleção de propostas para a realização de serviços técnicos especializados em levantamento georreferenciado de imóveis rurais em campo, feitos com recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES, para financiamento da execução do Projeto ”Adequação Ambiental Rural”. O levantamento será feito a partir a partir de metodologia de varredura para fins de elaboração de cadastros ambientais rurais (CAR), nos  municípios de Ouriândia do Norte, São Félix do Xingu, Cumaro do Norte e Bannach, todos no estado do Pará. O fornecedor deve enviar proposta à TNC via email, além de enviar uma cópia impressa da mencionada proposta por correio em duas cópias. Se o tamanho do arquivo exceder 5MB, a proposta completa deve ser gravada em CD e enviada por correio e não via email.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Estado do Pará
Contato: Empresas interessadas devem enviar a proposta para lbarros@tnc.org (Lucyana Barros), gmallmann@tnc.org (Giovanni Mallmann) e fdeoliveira@tnc.org (Fábio de Oliveira), com o assunto: Projeto “nome do município”  – Levantamento em Campo para Varredura.

Estágios

Cargo: Duas vagas para para estudantes de Geografia, Geologia, Arquitetura e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Área de atuação: Atualização de banco de dados georreferenciado para cadastro urbano, produção de mapas temáticos em software SIG, georreferenciar fotos aéreas históricas, cadastro de informações para planejamento urbano. Qualificação básica: Boa comunicação oral e escrita, ser pró-ativo e estar cursando nível superior em geografia, geologia, arquitetura ou engenharia catográfica e de agrimensura. Conhecimentos básicos: ArcGIS e/ou AutoCa. Período de trabalho: 4 ou 6 horas.
Empresa: Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de São José dos Pinhais
Local: São José dos Pinhais (PR)
Contato: Enviar currículo para Ágatha Branco: agathabranco@sjp.pr.gov.br

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.