A Imagem, empresa que atua no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), acaba de lançar o Programa ArcGIS para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), com o objetivo de promover a implantação desta no Brasil, além de apoiar os clientes a produzir dados, metadados e serviços geográficos nos padrões da Inde.

Instituída pelo Governo Federal em 2008, a Inde tem como propósito catalogar, integrar e harmonizar informações geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro e, também, nas produtoras e mantenedoras dessas informações, de maneira que possam ser facilmente localizadas, exploradas e acessadas para os mais diversos usos em qualquer empresa que tenha acesso à internet. Os dados geoespaciais são catalogados por meio dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.

O ArcGIS para a Inde foi concebido em parceira com o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), que é a responsável pela coordenação da elaboração das especificações técnicas para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), da Mapoteca Nacional Digital (MND), componente da estruturação de dados geoespaciais do mapeamento terrestre da Inde.

O primeiro produto a ser disponibilizado pelo Programa ArcGIS para a Inde é o Esquema do Geodatabase Esri no padrão da ET-EDGV. Inicialmente, o esquema está disponível na versão 2.0 da EDGV homologada pela Inde.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Imagem