satelite
Lançamento do satélite chinês de alta resolução, a partir da cidade de Taiyuan

A companhia responsável pela fabricação do Ziyuan III, o primeiro satélite de sensoriamento remoto de alta resolução da China para uso civil, transferiu oficialmente seu uso à Administração Estatal de Topografia e Cartografia, principal contratante do satélite.

Outros departamentos, incluindo o Ministério dos Recursos Hídricos, Ministério da Agricultura e o Ministério da Terra e dos Recursos Naturais do país, também farão uso dos dados fornecidos pelo Ziyuan III, para promover o desenvolvimento econômico e social do país, segundo um comunicado divulgado nesta semana pela Companhia de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, na sigla em inglês).

O satélite, lançado em 9 de janeiro, representou um passo importante da China no desenvolvimento dos padrões tecnológicos do satélite. Desenvolvido para durar cinco anos, o Ziyuan III tem como tarefa fornecer dados para ser usado em topografia, prevenção de desastres, agricultura, desenvolvimento de recursos hídricos e planejamento urbano. O satélte será usado para realizar topografia e monitoramento em alta resolução em ilhas e áreas litorâneas da China.