Geotecnologias na Gestão PublicaA Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) irá realizar, entre os dias 3 e 5 de setembro, o evento Geotecnologias na Gestão Pública (GGP 2012), na Capela Ecumênica da Universidade, localizada no Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo do evento é construir por meio de palestras, debates e cursos um espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais e também a iniciativa privada.

Três mini-cursos voltados ao tema fazem parte da programação:

>> Ferramentas de SIG para Licenciamento Ambiental
Neste curso de 6 horas, o aluno terá contato com ferramentas de SIG para determinar áreas de proteção permanente (APP), zona de amortecimento, reserva legal e jurisdição do licenciamento com base na extensão e intensidade do impacto ambiental.

>> Modelagem e Análise Espacial para Tomada de Decisão Pública
Esse curso tem como objetivo discutir e exemplificar mediante a cases didáticos de tomada de decisão pública sobre um vasto conjunto de métodos de modelagem e análise espacial.

>> Novas Tecnologias do Sensoriamento Remoto na Gestão Urbana e Rural
São introduzidas e abordadas tecnologias recentes de sensoriamento remoto como radar, laser escaner, veículos aéreos não tripulados (VANT) e novos sensores ópticos. O curso traz também cases de aplicação dessas tecnologias na gestão pública da área rural e urbana.

GGP 2011

A edição 2011 do GGP acumulou mais de 800 participações em apenas um dia de atividades. Foram mais de 200 pessoas presencialmente e 600 pontos de acesso via Web. O evento contou com mais de 92% de aprovação por parte dos participantes. Todo o material foi disponibilizado gratuitamente na Web, e até o momento foram feito mais de 2 mil downloads de apresentações e vídeos no site do evento.

Em um breve levantamento feito pela organização sobre, a origem dos participantes do GGP 2011, obteve-se a seguinte lista: ANP, IBAMA, SENAC, ISP, IBGE, CEPERJ, CETEM, BNDES, INPI, PMERJ, Fiocruz, IphanRio, Eletrobrás, Aeronáutica, Exército, IPHAN, IPP, Correios, CEDAE, SIPAM, FUNAI, UERJ, UFF, PUC, UFRJ e diversas secretarias municipais e estaduais.

Este evento é organizado pelo Laboratório de Geotecnologias (LABGIS/UERJ). As inscrições já estão abertas, porém as vagas são limitadas. O MundoGEO apoia o GGP 2012 e transmitirá parte do evento ao público via webinar. Confira as  fotos do evento Geotecnologias na Gestão Pública 2011.