Na última terça-feira (7/8) o satélite meteorológico europeu MSG-3 capturou sua primeira imagem da Terra. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), esta imagem demonstra que o satélite está funcionando bem e que estará pronto para oferecer serviços operacionais após seis meses de testes.

Primeira imagem da Terra_satélite meteorológico MSG-3Lançado em 5 de julho deste ano, o MSG-3 é o mais novo satélite meteorológico Europeu, circulando em uma órbita geoestacionária. A ESA foi responsável pelas operações iniciais pós-lançamento, e entregou o controle do satélite à EUMETSAT no dia 16 de julho.

A primeira imagem é uma realização conjunta da ESA, da EUMETSAT, e da indústria espacial Europeia, e foi captada pelo instrumento imageador vísivel e infravermelho a bordo do satélite, chamado de “SEVIRI”. O MSG é um programa desenvolvido em conjunto pelas instituições. O MSG-3 é o terceiro de uma série de quatro satélites lançada em 2002.

O sensor SEVIRI oferece atualmente cobertura meterológica para Europa e África, com objetivo de melhorar as previsões em tempo muito curto, e também para monitorar o rápido desenvolvimento de tempestades. O instrumento faz a varredura da superfície da Terra e da atmosfera a cada 15 minutos, em 12 comprimentos de onda diferentes, para acompanhar o desenvolvimento de nuvens.

O último satélite da série, MSG-4, está previsto para ser lançado em 2015.