Resumo de vagas MundoGEOO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Geógrafo. Atuação no setor de geoprocessamento, na geração e gestão de informações cartográficas e espeleológicas. Habilidades e conhecimentos necessários: Software ArcGIS (para elaboração de mapas temáticos e análises espaciais) e AutoCAD (para elaboração de mapas de registros espeleológicos). Desejável experiência com softwares utilizados no processo de topografia de cavernas (Onstation, Survex, etc.) e domínio de GPS e software Track Maker. Importante já ter atuado em cargos de analista e/ou gestão de equipes. Necessário curso completo em Geografia. Desejável especialização em geoprocessamento.
Empresa: Carste Consultoria
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Enviar currículo (com o nome da vaga no assunto) para o setor de Recursos Humanos aos cuidados de: camila.alves@carste.com.br

Cargo: Processo de seleção de Bolsista Tutor, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Educacional e de Extensão (DTE) para atuar em dois cursos do projeto Água: Conhecimento para Gestão.
1) Modelagem da qualidade de água. O curso de modelagem da qualidade de água em reservatórios com carga horária de 68 horas, dividido em 4 unidades, é voltado para profissionais graduados e que atuam como servidores dos órgãos de gestão de recursos hídricos e usuários portadores de outorga de direito de uso de recursos hídricos. Tem como objetivo capacitar os alunos para compreender os fenômenos físico-químicos e biológicos envolvidos na dinâmica dos ambientes lênticos e através da utilização de ferramentas matemáticas de simulação da qualidade de água em reservatórios, visando a tomada de decisões no processo de gestão integrada dos recursos hídricos. Duas vagas estão disponíveis.
2) Gestão territorial para recursos hídricos. O curso de gestão territorial para recursos hídricos com software livre para código aberto (turma em Espanhol) com carga horária de 40 horas, dividido em quatro unidades, é voltado para membros dos comitês de bacias e agentes gestores. Tem como objetivo capacitar os alunos para analisar os dados geográficos para gestão territorial de recursos hídricos através de software livre, enfatizando o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, a partir de uma visão geral de suas aplicações. Para esta vaga é necessário nível superior completo em engenharia ambiental e/ou agronomia e/ou tecnologia em gestão ambiental, com desejável especialização em geoprocessamento; ou nível superior completo em geografia e/ou engenharia cartográfica e/ou engenharia de agrimensura, com especialização em recursos hídricos. Experiência nos softwares de geoprocessamento gvSIG e OpenJump também fazer parte dos requisitos.
Empresa: Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Contato: As inscrições para ambos foram prorrogadas, e vão até 19 de setembro. Para mais informações sobre como participar e conhecer os requisitos, acesse os editais das contratações: Modelagem da qualidade de água; e Gestão territorial para recursos hídricos.

Cargos: Vagas para engenheiro cartógrafo ou agrimensor. Empresa com mais de 20 anos atuante em levantamentos topográficos, batimétricos e hidrométricos para projetos de engenharia.
1) Coordenação de projetos em escritório e em campo eventualmente. Requisitos: Experiência em campo com levantamentos topográficos usando nível, estação total e GPS geodésico. Desejável conhecimento de processos acústicos para determinação de profundidades – ecobatímetria. Experiência em escritório com pós-processamento de dados GPS e Estação Total. Experiência em cálculos de poligonais, geração de curvas de nível e cálculo de volumes. Domínio na operação dos softwares TopographSE98 Volumes e AutoCAD. Domínio na operação do software ArcGIS. Habilidade e organização para a elaboração de relatórios técnicos dos trabalhos realizados. Mínimo de 5 anos de experiência comprovada em atividades relacionadas a levantamentos topográficos ou cartográficos. Necessidade de disponibilidade de viagens eventuais por períodos de até 45 dias, quando necessário. Fluência em inglês é desejável.
2) Gerenciar equipes de topografia em obras de engenharia. Requisitos: Experiência em campo com levantamentos topográficos usando nível, estação total e GPS geodésico. Desejável que o profissional tenha conhecimento de processos acústicos para determinação de profundidades – ecobatímetria e sísmica rasa – estratigrafia. Experiência em escritório com pós-processamento de dados GPS e Estação Total. Experiência em cálculos de poligonais, geração de curvas de nível e cálculo de volumes. Conhecimento teórico e prático na área de projetos de estradas e ou barragens. Domínio na operação dos softwares TopographSE98 Volumes e AutoCAD. Mínimo de 5 anos de experiência em atividades relacionadas a levantamentos topográficos ou cartográficos. Experiência mínima de 3 anos em obras de engenharia. Moradia na obra ou cidade próxima. Folgas a combinar.
Empresa: Não informada
Local: Brasília (DF) para a 1ª vaga e Itaituba, Marabá ou Altamira no estado do Pará, para a 2ª vaga
Contato: Cartógrafos ou agrimensores com experiência inferior a solicitada, que tenham bom currículo acadêmico e disponibilidade para viagens, serão considerados na avaliação. Enviar currículo com pretensão salarial para contratacartografo@gmail.com

Cargos:
1) Analista pleno na área de geomarketing. O profissional irá atuar na área de informações estratégicas com foco em análises geográficas. Necessário ter formação em cursos de nível superior em Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Marketing, Geografia, Arquitetura e Urbanismo (com foco em Planejamento Urbano), Estatística, Matemática ou áreas relacionadas. Requisitos incluem experiência mínima de três anos em pesquisa ou inteligência de mercado; ótima visão analítica de dados quanti e qualitativos; visão espacial para orientação das análises; conhecimentos avançados em Access, Excel, softwares estatísticos e GIS, preferencialmente MapInfo; ótima comunicação oral e escrita. Pós-graduação e noções de linguagem SQL serão um diferencial. Atividades: investigar fontes de interesse, estimativas e projeções de dados sociodemográficos, consulta nas pesquisas do IBGE (Censo, PNAD, POF, etc), preparação de informações para os clientes e desenvolvimento de projetos na área de informações estratégicas.
2) Analista Júnior na área de análise de mercado e geomarketing. Neste cargo, o profissional irá atuar na área de análise de mercado com foco em análises geográficas. Necessário ser recém-formado ou estar cursando último ano dos cursos de nível superior em Geografia, Arquitetura e Urbanismo (com foco em Planejamento Urbano), Administração de Empresas ou áreas relacionadas. A empresa busca candidatos com visão analítica de dados quanti e qualitativos e conhecimentos em Access, Excel e sistemas GIS, preferencialmente MapInfo. Atividades incluem desenvolvimento de projetos de consultoria na área de inteligência geográfica.
3) Analista Pleno na área de análise de mercado e geomarketing. O profissional irá atuar na área de análise de mercado com foco em análises geográficas, com desenvolvimento de projetos de consultoria na área de inteligência geográfica. Necessário ter nível superior em Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Marketing, Geografia, Arquitetura e Urbanismo (com foco em Planejamento Urbano), Estatística, Matemática ou áreas relacionadas. O perfil desejado inclui experiência mínima de três anos em pesquisa ou inteligência de mercado; ótima visão analítica de dados quanti e qualitativos; visão espacial para orientação das análises; conhecimentos avançados em Access, Excel, softwares estatísticos e GIS, preferencialmente MapInfo; ótima comunicação oral e escrita. Pós-graduação será um diferencial.
Empresa: Geofusion
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo atualizado para secretaria@geofusion.com.br, aos cuidados de Camila: (11) 3054-0200.

Cargo: Consultor SIG. Empresa de SIG, cadastro e cartografia, voltada para serviços municipais / estaduais, procura professional ligado aos sistemas de informação geográfica, para posição orientada para o marketing e contato com entidades governamentais. Funções: deslocamentos pelas províncias de Angola; contatos e acompanhamento de clientes (sobretudo entidades governamentais e municípios); elaboração de propostas de serviços e relatórios técnicos; levantamento de dados (GPS); apoio a topógrafos no terreno; participação em projetos de SIG, cadastro, cartografia, entre outros. Requisitos: experiência mínima de 3 anos em marketing ligado aos SIG, cartografia e/ou cadastro; formação ou experiência em SIG e e/ou cadastro; licenciatura/mestrado em áreas ligadas à Gestão do Território e/ou Geografia, entre outros; poder de negociação, versatilidade e espírito independente; iniciativa e boa apresentação: disponibilidade para viajar por todo o território de Angola; preferência por idade entre os 25 e os 30; fluente em português; conhecimento da realidade angolana.
Empresa: Não informada
Local: Luanda – Angola
Contato: Enviar currículo atualizado de até 3 páginas e carta de motivação de 1 página para alexandre@eraoptima.com até 1º de setembro. Para mais informações entrar em contato pelo mesmo email.

Cargos:
1) Analista Desenvolvedor GIS, com experiência na utilização de ArcObjects e Web APIs da Esri.
2) Consultor GIS, com experiência na utilização de ArcGIS for Server, ArcSDE Geodatabases, ArcObjects e Web APIs da Esri.
Empresa: Optimus GIS
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para selecao@optimusgis.com.br, com o assunto “CV DESENV” ou “CV CONSULT”, de acordo com o cargo escolhido.

Trainee e Estágio

Cargo: Análise de mercado e geoprocessamento. O estagiário irá atuar na área de análise de mercado com foco em análises geográficas. Necessário estar cursando nível superior em Geografia, Arquitetura e Urbanismo (com foco em Planejamento Urbano), Administração de Empresas, Economia ou áreas relacionadas. A empresa busca candidatos com bons conhecimentos em Excel e Access, boa comunicação oral e escrita, que tenham perfil analítico e sejam pró-ativos Atividades: pesquisar fontes de informação, realizar mapeamentos de endereços de interesse, construir mapas temáticos, preparar bases de dados e planilhas, elaborar gráficos e apresentações em Power Point.
Empresa: Geofusion
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo atualizado para secretaria@geofusion.com.br, aos cuidados de Camila: (11) 3054-0200.

Cargo: Vagas para Trainee nas áreas de engenharia, administração, psciologia, economia, ciências contábeis, TI, direito, entre outras. Os candidatos devem ter nível superior concluído entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012, além de inglês avançado.
Empresa: AES Brasil
Local: São Paulo
Contato: Inscrições até 23 de setembro em www.aesbrasil.com.br.

Cargo: Programa de Trainee ALL 2013. A empresa aceita graduados em qualquer habilitação, desde que estejam se formando nos anos letivos entre dezembro de 2010 e de 2012, com inglês fluente e disponibilidade de mudança para outras cidades.
Empresa: ALL
Local: Vários
Contato: Inscrições até 31 de agosto em www.alltrainee.com.

Cargo: Vagas para Trainee no programa Jovem Parceiro Foz do Brasil 2013. Os interessados devem ter concluído, a partir de dezembro de 2010 ou em processo de conclusão até dezembro de 2012, os seguintes cursos de graduação: engenharia ambiental e sanitarista, engenharia química, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia mecânica, geologia, administração, economia, ciências contábeis e química. Os candidatos devem ter inglês intermediário e disponibilidade para mudanças e viagens. O programa só aceita alunos de cursos de graduação com no mínimo 4 anos de duração.
Empresa: Foz do Brasil
Local: Vários
Contato: Inscrições em www.fozdobrasil.com.br até 4 de setembro

Cargo: Vagas para programa de trainees. Todas as vagas são para a área comercial. Serão selecionados estudantes das áreas de administração de empresas, economia e engenharia. Os interessados serão avaliados por meio de testes de lógica, matemática financeira e inglês, e passarão por entrevistas com os sócios da GPS.
Empresa: GPS
Local: Não informado
Contato: Enviar currículo para recrutamento@gpsbr.com.br até 30 de setembro

Concursos e Processos Seletivos

Cargo:Vaga para professor substituto, no departamente de Geografia, na área de cartografia.
Instituição: Universidade Federal do Ceará – UFC
Local: Fortaleza (CE)
Contato: Inscrições até 20 de setembro. Edital: www.srh.ufc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=395&Itemid=67

Cargo: Uma vaga para professor nas áreas de transporte e geomática. Necessário mestrado, com graduação em engenharia de agrimensura, cartográfica ou civil, com dissertação ou tese em ciências geodésicas ou cartográficas, ou informações espaciais ou mensuração.
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Local: Monte Carmelo (MG)
Contato: Inscrições presencias até 18 de setembro. Edital: www.editais.ufu.br/node/1270

Cargo: Vagas de cadastro de reserva de nível médio para o cargo de Técnico de Sistemas de Saneamento; vagas de cadastro de reserva de nível superior para agrônomos, agrimensores, geógrafos, geólogos, entre outros.
Instituição: Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB
Local: Brasília (DF)
Contato: Inscrições em www.concursosfaperp.com.br entre 6 de setembro e 4 de outubro.

Cargo: Analista de Gestão Pleno – Planejamento Estrutural (5 vagas). Requisitos: ensino superior completo em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia (Civil, Aeronáutica, Naval, Mecânica ou de Produção) ou Administração de Empresas ou Ciências Econômicas ou Geografia ou Estatística ou Ciências Sociais ou Sociologia ou Gestão de Políticas Públicas ou Tecnologia (Transporte Terrestre ou Logística) – Registro, com situação regular, na respectiva Entidade de Classe. Há ainda 12 vagas para engenheiro civil.
Instituição: São Paulo Transporte – SPTrans
Local: São Paulo (SP)
Contato: inscrições até 10 de setembro em www.vunesp.com.br. Edital: http://www.vunesp.com.br/sptr1101/

Cargo: 7 vagas para pesquisador, 7 para tecnologista, 9 para técnico e ainda 3 vagas para o cargo de Analista em Ciencia e Tecnologia. Para pesquisador, os candidatos devem ter doutorado e as vagas são para a área de astronomia e geofísica, As vagas disponíveis são para pesquisador Junior, Pleno e Sênior, com possibilidade de inscrição para físicos, geofísicos, geólogos, engenheiros ou ainda para profissionais de áreas do conhecimento compatível com as atividades previstas para a carreira, cargo ou classe, objeto do concurso, segundo edital. Para tecnologia, há vagas para a área de metrologia em tempo e frequência, geofísica e tecnologia da informação. Já para técnico, os candidatos devem ter formação em informática, mecânica, eletrônica ou mecatrônica.
Instituição: Observatório Nacional (ON)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições foram prorrogadas até 10 de setembro, e devem ser feitas na sede no Observatório Nacional, sito na Rua General José Cristino nº 77, São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ). Para mais informações, acesse os editais do concurso público do Observatório Nacional: www.on.br/concurso_2012

Cargo: Concurso Público para Ingresso no Corpo de Engenheiros. Ao todo são 72 vagas para Primeiro-Tenente e, entre elas, estão cinco vagas para engenharia cartográfica.
Instituição: Marinha do Brasil
Local: Vários
Contato: Inscrições até 3 de setembro em www.ensino.mar.mil.br. Edital: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html

Cargo: Uma vaga para professor assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP, junto ao Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro, no conjunto de disciplinas “Formação Territorial do Brasil”, “Território e Agricultura” e “Fundamentos de Planejamento”.
Instituição: Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp
Local: Rio Claro (SP)
Contato: Inscrições até 1º de setembro no horário das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, na Seção de Comunicações, à Av. 24-A, 1515 – Bairro Bela Vista – Rio Claro-SP. Edital: www.rc.unesp.br/concursos/index.php

Cargo: Vagas de cadastro de reserva, entre elas para os cargos de Analista de Meio Ambiente Jr e Engenheiro de Meio Ambiente Jr, com possibilidade de atuação para profissionais de geo.
Instituição: Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG
Local: Vários em Minas Gerais
Contato: Inscrições até 19 de setembro em www.gestaodeconcursos.com.br

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!