Novos satélites Galileo serão lançados em outubro 2012
Preparação dos satélites Galileo na Guiana Francesa

Após chegarem no local de lançamento no mês passado, o segundo par de satélites de navegação Galileo está sendo preparado para o lançamento, que irá ocorrer a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa, no dia 10 de outubro.

Esta semana o terceiro satélite Galileo terá seu tanque propulsor abastecido com combustível hidrazina. O quarto aparelho teve seu sistema de isolamento térmico adicionado recentemente, e seu tanque será abastecido na próxima semana. Os dois satélites gêmeos serão acoplados a um foguete Soyuz ST-B, para serem lançados em 10 de outubro, juntando-se os dois primeiros satélites de navegação que foram enviados em órbita um ano antes.

O quarteto de satélites de navegação irá operar em uma órbita média a 23.222 km acima da Terra. Este é um marco significativo para o programa Europeu Galileo, pois quatro é o número mínimo exigido para operações de navegação, permitindo o teste completo do sistema.

Esta fase de validação em órbita será seguida pela implantação de mais satélites e segmentos de solo, para alcançar a “plena capacidade operacional”. Depois disso, o sistema estará disponível aos usuários para ser utilizado.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!