Especialistas falam sobre infraestruturas de dados espaciais e gerenciamento da geoinformação

O Intergeo, evento internacional voltado para a indústria da geoinformação, geodésia e gestão territorial, acontece anualmente na Alemanha. Em 2012, em sua 18ª edição, a conferência vai acontecer na cidade de Hannover, de 9 a 11 de outubro, e terá em sua programação a 1ª Conferência da Infraestrutura de Dados Espaciais da Europa (Inspire).

A Inspire é uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento da geoinformação da infraestrutura de dados espaciais na Europa. Segundo o Dr. Andreas Wytzisk, da empresa alemã Con terra, o foco agora está mudando cada vez mais do fornecimento de dados para a utilização de dados. Em sua opinião, é também crucial, para governos, que administrações regionais e autoridades locais cheguem a um acordo em determinadas condições de licença para o uso de dados serviços.

Segundo a organização do evento, este cenário será uma das principais discussões da Conferência Inspire no Intergeo, que irá focar não só nas vantagens, mas também no potencial de mercado e casos de sucesso de melhores práticas. Uma explicação de geoestratégia nacional será formulada ao final da conferência.

+Info
www.intergeo.de/en


OGC tem novo diretor para as Américas

O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês) anunciou recentemente que Trevor Taylor é o novo diretor de serviços para as Américas. Trevor tem mais de 24 anos de experiência no setor privado na comunidade internacional de Observação da Terra.

Com formação em Geografia (Universidade de Carleton, Canadá), trabalhou com a Dipix Technologies, Interra Tecnologias (agora InterMap) e, nos últimos 18 anos, junto à PCI Geomatics, onde seu último cargo foi diretor de desenvolvimento de negócios com foco na América do Sul e Central.

Taylor tem experiência global em uma grande variedade de serviços técnicos, atuando com clientes, projetos, negócios e em atividades de planejamento estratégico. Taylor foi a ponte de negócios entre a PCI Geomatics e o OGC durante a última década, representando os interesses de ambas as partes, particularmente na América do Sul, Índia, China e Europa Ocidental.


Especialista do IBGE explica como usar metadados

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior evento de geotecnologias da América Latina, realizado de 29 a 31 de maio em São Paulo (SP), trouxe vários profissionais e representantes de empresas e instituições para debater temas de interesse da comunidade geoespacial. A equipe MundoGEO cobriu todo o evento, entrevistando palestrantes, expositores e visitantes.

A série de vídeos sobre o MundoGEO#Connect traz uma entrevista exclusiva com Rafael Lopes da Silva, Supervisor de Mapoteca Digital na Gerência de Infraestrutura de Dados da Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja como o especialista explica o conceito de metadados, apontando suas características, utilização e disponibilização junto à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

+Info
http://youtu.be/uiYXPi95F0M


Concar realiza evento sobre a Inde

A Presidência da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), por intermédio da Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, realiza a Primeira Jornada Inde Academia, de 24 a 26 de setembro no Auditório da Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília (DF).

O objetivo do evento é ampliar a cooperação entre a academia, gestores de políticas públicas e as instâncias de coordenação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), permitindo um avanço nos debates sobre as atividades de ensino, desenvolvimento, pesquisa e inovação em temáticas associadas à inserção da dimensão territorial na gestão de políticas públicas, num contexto de desenvolvimento e aperfeiçoamento da Inde.

A expectativa é que o evento em foco permita uma aproximação entre as demandas dos gestores públicos por captar a dimensão territorial no planejamento público e a visão da academia, identificando oportunidades de ampliação e diversificação de suas linhas de pesquisa em temáticas de interesse para a consolidação da Inde como plataforma governamental para o monitoramento e avaliação das políticas públicas.

+Info
www.concar.ibge.gov.br


Exército promove cursos de geotecnologias

A Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro possui uma grade regular de cursos voltados para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), aquisição e tratamento de dados geoespaciais, entre outros temas.

Em 2012, a DSG está com inscrições abertas para nove cursos, tais como Introdução às Especificações Técnicas do Mapeamento Sistemático Terrestre da Inde, Metodologia de Aquisição de Dados Geoespaciais, Metodologia de Tratamento e Edição de Dados Geoespaciais, entre outros.

Com duração de 40 horas, todos os cursos serão realizados em Brasília (DF), no Centro de Imagens e Informações Geográficas do Exército (CIGEx). Para mais informações e inscrições, acesse a página de cursos da Diretoria de Serviço Geográfico em http://ning.it/OD3OVi.


Cathalac lança visor geográfico para Mesoamérica e Caribe

O Centro de Água do Trópico Úmido para a América Latina e Caribe (Cathalac) lança o PortalGIS, uma nova ferramenta para apoio à Mesoamérica e Caribe sobre questões de meio ambiente, risco de desastres e mudanças climáticas. O PortalGIS é um sistema web amigável de informação geográfica que, através de um portal interativo, oferece dados temáticos visuais, aplicáveis às diferentes necessidades regionais, compartilhando informações geoespaciais disponíveis através da web para toda a comunidade da região. Esta ferramenta permite aos usuários visualizar e compartilhar informações geoespaciais sem a necessidade de software especializado. Apoiado por uma infraestrutura robusta interna, que garante aos usuários a disponibilidade, confiabilidade dos processos, bem como navegação do site de forma mais fácil e eficaz, o PortalGIS oferece aos usuários um conjunto de ferramentas que ajudam a realizar várias análises e estudos, desde consultar estatísticas populacionais, visualizar o número e localização dos incêndios, até a delimitação interativa de bacias hidrográficas nacionais e das fronteiras.

Fonte: Informativo IDE-LAC

+Info
http://portalgis.cathalac.org/cathalac/maps


Diagnóstico 2012 das IDES nas américas

Em sua nona Reunião Plenária, o Grupo de Planejamento GTplan do Comitê Permanente para Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA) apresentou o “Diagnóstico sobre temas relevantes da gestão de informação geoespacial e desenvolvimento das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) nos países das Américas”. Esta nova publicação encontra-se disponível em http://ning.it/OBWrYC.