Mapeamento colaborativo ao alcance de todos

Hoje, há várias plataformas de mapeamento colaborativo, tais como Google Maps, Google Map Maker, OpenStreetMap, Wikimapia, dentre outras, mas uma delas se destaca: trata-se do Projeto Wikimapa, que pode ser acessado em http://wikimapa.org.br.

Além de permitir o mapeamento de pontos de interesse (POIs) utilizando o computador com acesso à internet, o Wikimapa também disponibiliza um aplicativo para os celulares Nokia N95 e N99.

Antes de iniciar o mapeamento colaborativo, você precisa se tornar um mapeador voluntário, portanto, clique em “Cadastrar-se” e preencha os dados solicitados no formulário online. Leia os Termos de Uso e depois clique no botão “Aceito os termos acima”. Verifique sua conta de email, pois você receberá uma mensagem com um link para confirmar seu cadastro. Preencha os dados do seu perfil e, se desejar, altere seu email e/ou sua senha.

Cabe ressaltar que, da próxima vez que for acessar o site do Wikimapa, basta clicar em Login, preencher os dados solicitados e clicar no botão Login.

A partir da página principal do Wikimapa clique em “Mapeados”. Amplie a imagem de satélite para selecionar uma área de estudo. Neste Tutorial será adotada a área urbana de Presidente Prudente (SP).

Wikimapia

Clique no botão para mapear um novo local. Arraste o marcador para posicionar o novo lugar na imagem de satélite. Clique no link apresentado na tela flutuante para preencher os detalhes do novo lugar.

Na tela flutuante é possível escolher a categoria do novo lugar, estando disponíveis as seguintes: Saúde, Educação, Esportes, Serviços, Serviços (alimentação), Serviços (berçário), Serviços (telefones), Cultura, Lazer e Outros.

O exemplo a seguir se aplica à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, a qual se enquadra na categoria Serviços. Faça o mesmo procedimento para mapear outros locais de interesse público. Digite o nome e endereço do lugar, além de uma breve descrição.

Digite o site do local de interesse público (por exemplo, a Prefeitura Municipal). Insira uma fotografia digital, sendo possível fazer upload de um arquivo salvo no seu computador ou então pode ser fornecida a URL de uma foto já postada em algum site. O mesmo se aplica a um vídeo. No exemplo a foto foi selecionada a partir de um arquivo disponível no disco rígido do computador e no caso do vídeo foi fornecido o link para o YouTube. Tendo terminado o preenchimento do formulário, clique no botão “Enviar”.Wikimapia

Após alguns segundos será exibida uma etiqueta com as informações fornecidas, associadas ao local mapeado. Ainda assim é possível editar, deletar ou denunciar o lugar, bem como editar a posição. O nome da pessoa que realizou o mapeamento colaborativo é exibido juntamente com a data de inserção do elemento no Wikimapa.

Para saber detalhes, basta clicar em Ver+, o que fará com que sejam mostrados na tela os dados históricos. Outro mapeador ou usuário do Wikimapa poderá avaliar o elemento inserido, clicando em “Gostei do lugar” ou “Não gostei”.


+Info

O Blog do Wikimapa está disponível em http://blog.wikimapa.org.br e para entrar em contato com a equipe basta acessar o site ou enviar um email para wikimapa@redejovem.org.br. Para acessar o Guia Completo de uso das ferramentas Wikimapa, entre em www.redejovem.org.br/media/tutorial_Wikimapa.pdf . Para assistir o Tutorial em vídeo, acesse http://www.youtube.com/watch?v=2gdX23pAKJs

Arlete Aparecida Correia MeneguetteArlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com