spatial data infrastructureO Consórcio Geoespacial Aberto (OGC em inglês) agora faz parte da União Internacional de Telecomunicações (ITU em inglês), como um membro do setor de normalização. A decisão foi tomada pelo conselho do ITU em 2012, e oficializada agora.

Há muitas áreas de interesse comum entre a UIT e o OGC, como a serviços de localização na Internet das Coisas e também para serviços de mensagens curtas (SMS), usado para a comunicação em dispositivos móveis e também linhas fixas. Um exemplo é o padrão Open GeoSMS do OGC, que facilita a interoperabilidade entre aplicações móveis e a rápida expansão de aplicações e serviços geoespaciais.

Para Mark Reichardt, presidente e CEO do OGC, a colaboração entre as organizações de desenvolvimento de padrões torna-se cada vez mais importante conforme a tecnologia da informação evolui. “Estamos comprometidos a promover uma cooperação entre ITU e OGC para maximizar o valor de nossa expertise geoespacial e de interoperabilidade. Este acordo formal vai garantir que nosso trabalho coletivo seja coordenado e otimizado para a comunidade global de desenvolvedores de tecnologia e usuários.”

Internet das Coisas

O OGC vai colaborar na coordenação do Internet das Coisas (Internet of Things – IoT em inglês). Durante a próxima década, a Internet das Coisas deve alcançar trilhões de dispositivos conectados à Internet. Muitos destes dispositivos terão sensores e localização, e a diversidade de aplicações e plataformas irá exigir padrões de interoperabilidade.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!