A Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC, em inglês), uma das mais importantes competições do setor, está em fase final de votação, para a edição de 2012. O Brasil, que tem como organizador oficial na competição o MundoGEO, teve oito projetos cadastrados. Dentre eles, já foi eleito o vencedor regional e, em outubro, será anunciado o Galileo Master, grande vencedor.

A solução vencedora da fase regional foi a “Participative GIS for natural risk assessment and disaster relief using GPS and free software“, um GIS móvel e colaborativo feito com sistemas de controle meteorológicos e hidrológicos. O sistema permite que trabalhadores da defesa civil possam fazer seus próprios mapas e monitorar áreas de risco, determinando locais e traçando rotas utilizando o GPS, além de poder comunicar eventos e desastres para a sala de controle, onde as medidas de prevenção e combate podem ser coordenadas.

Como participar

Para ajudar na votação deste projeto brasileiro, acesse o site da competição ESNC e realize um breve cadastro, clicando em “Register”. Logo após receber o email de confirmação, fazer o login. Feito isso, no campo “Search By Keyword” pesquise por “Risk”, irá aparecer o projeto seguido da Bandeira do Brasil. Clique sobre ele e depois em “Vote for this Idea” e confirme a votação, caso queira votar no projeto brasileiro.

Competição de 2011

Em 2011, na etapa brasileira, o GeoCap – Sistema de Gerenciamento de Acidentes com Cargas Perigosas – foi o vencedor. Através da combinação das coordenadas geográficas de um acidente com cargas perigosas, o GeoCap permite determinar as sub-bacias afetadas e gerar alertas.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!