O segundo dia do Intergeo, maior evento mundial do setor de tecnologias geoespaciais, que acontece este ano de 9 a 11 de outubro em Hanover, na Alemanha, contou com o anúncio de uma parceria global com grandes companhias do setor de geo. A equipe do MundoGEO está participando do Intergeo com um estande e também no congresso.

Nesta quarta-feira, o destaque ficou por conta de um encontro entre lideranças do setor, com a presença de Karl Throne, presidente da Sociedade Alemã de Geodésia, Geoinformação e Gestão Territorial (DVW, na sigla em alemão), Steve Berglund, presidente da empresa Trimble, Teo CheeHai, presidente da Federação Internacional de Agrimensores (FIG), Jean-Yves Pirlot, presidente do Conselho de Mapeamento Geodésico Europeu (CLGE, na sigla em inglês) , Andreas Scheuer, representando o Ministério do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano (BMVBS, na sigla em alemão), e Arnulf Christl, presidente da Fundação Geoespacial Livre (OSGeo).

Jean-Yves Pirlot (CLGE), Teo CheeHai (FIG), Steve Berglund (Trimble), Karl Throne (DVW), Hagen Graeff (mediador), Andreas Scheuer (BMVBS) e Arnulf Christl (OSGeo)

Os números do Intergeo demonstram que o setor de geotecnologia tem força para crescer mesmo em tempos difíceis. Para Hagen Graeff , mediador do encontro, “mesmo em um momento de crise econômica, não há motivos para não continuarmos crescendo em nosso setor”. Andreas Scheuer expôs a posição do governo alemão, em apoiar eventos de tecnologia como o Intergeo, e comentou que é importante que a indústria de navegação tenha cada vez mais espaço em encontros como este.

Arnulf Christl, da OSGeo, bateu na tecla de que dados públicos devem ser abertos. “Mais importante que falar de software livre é debater os dados livres”. Na sequência, Steve Berglund foi instigado pelo mediador a falar sobre a importância da qualidade de dados em processos críticos, como construção e infraestrutura. “Não deve-se trabalhar com um padrão universal de qualidade, pois ela depende de cada tipo de aplicação”, comentou.

Teo CheeHai, representando a FIG, comentou sobre o trabalho diário dos cartógrafos e agrimensores, mas fez uma provocação para que os profissionais possam ir além. “Somos bons na representação da realidade, porém mais do que ser um técnico de campo ou de escritório, é preciso transformar os dados em informação, e a informação em conhecimento”. Jean-Yves Pirlot, da CLGE, falou sobre o uso do Galileo e Egnos em aplicações de alta precisão, e sobre o papel fundamental da Infraestrutura Europeia de Dados Espaciais (Inspire) na organização das informações geográficas na Europa.

Karl Thone, representando a DVW, falou que praticamente todos os setores da economia têm relação com geo e com o Intergeo. “Aqui estão sendo debatidas as ‘mega-tendências’ da sociedade atual”. Karl comentou também sobre educação: “estamos treinando os jovens profissionais com o estado-da-arte da tecnologia atual”.

Ao final do encontro houve uma discussão que poderia ser aplicada à realidade brasileira: a disponibilidade dos dados públicos. O presidente da OSGeo levantou a questão, a DVW defendeu o governo – cujo representante teve que se ausentar -, o presidente da Trimble afirmou que a Europa está mais avançada que os EUA neste quesito, enquanto o representante da FIG comentou que é uma tendência global, mas que o assunto deve ser decidido localmente.

Karl Thone, da DVW, comentou que “estamos sentados sobre uma mina de ouro”, referindo-se aos dados geoespaciais que os órgãos públicos possuem e não disponibilizam à sociedade. “Temos que liberar este potencial”, concluiu.

Novo Conselho Consultivo

Antes de terminar o encontro, a organização do Intergeo anunciou a criação de um Conselho Consultivo para apoio à organização do evento, já em 2013, e a realização de um evento fora da Alemanha em 2014, em Istambul, na Turquia. O evento anual continuará acontecendo em território alemão. As empresas Trimbe, Esri e Hexagon farão parte das decisões sobre os rumos do Intergeo a partir do próximo ano.

Anúncio da criação do Conselho Editorial do Intergeo

Veja, na próxima edição da revista MundoGEO, a cobertura completa do evento.