Os satélites três e quatro do sistema europeu de navegação global Galileo foram postos em órbita, a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa. Juntam-se assim ao primeiro par de satélites lançado há um ano, para concluir a fase de validação do programa Galileo. O lançador Soyuz ST-B, operado pela Arianespace, decolou às 18h15 GMT de 12 de outubro, do Centro Espacial da Guiana.

Dois novos satélites Galileo são lançados com sucesso
Decolagem do foguete Soyuz

Todas as etapas do veículo Soyuz funcionaram de acordo com o planejado e a etapa superior Fregat-MT lançou os satélites Galileo na sua órbita pré-definida, a 23.200 km de altitude, 3 horas e 45 minutos após a decolagem.

Após verificações iniciais, os satélites serão entregues aos Centros de Controle do Galileo, em Oberpfaffenhofen, na Alemanha, e Fucino, em Itália, de forma a serem testados, antes de serem entregues para a fase de validação de serviços Galileo.  Com quatro satélites idênticos agora em órbita, a ESA vai ser capaz de demonstrar a capacidade completa do sistema de posicionamento Galileo, antes da implantação dos satélites operacionais.

A fase de Capacidade Operacional Plena do Galileo (FOC) terá 30 satélites (incluindo os quatro IOVs e outros suplentes em órbita), e irá estar completo até 2018.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!