Com o objetivo de ampliar o conhecimento hidrogeológico dos principais aquíferos do país, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desenvolve, em caráter permanente, a Rede Nacional Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas). Criada em 2009, a Rimas conta atualmente com 250 poços em operação e previsão de inclusão de mais 190 até 2013.

Com base nas experiências, desafios e soluções exigidas ao longo do processo de instalação e manutenção crescente da rede, que o Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas incluiu, em sua programação, do dia 24 de outubro, a palestra técnico comercial “Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas – situação e perspectivas para o futuro.

Apresentada pela geóloga e coordenadora da Rede, Maria Antonieta Alcântara Mourão, da CPRM, o tema foi um dos mais debatidos durante o congresso.

Maria Antonieta fez um relato detalhado da atual situação da rede, mostrando os problemas enfrentados no processo de construção, citando como fatores dificultadores a dimensão continental do país com grandes heterogeneidades em termos de infraestrutura da malha viária; dificuldade de envio de amostras aos laboratórios qualificados para análise de parâmetros no prazo necessário de 24 horas; e ausência de empresas interessadas em participar de pregões ou empresas com baixa capacitação ou experiência em perfurações em terrenos sedimentares.

Embora ocorram desafios no processo de construção, soluções estão sendo implementadas, o que tem permitido a construção de poços de monitoramento, todos equipados e operados por hidrogeólogos das onze unidades regionais da CPRM espalhadas pelo Brasil. Também foram adquiridos espectrofotômetros portáteis para a realização de análise no campo. Foram feitos ajustes constantes nos valores acompanhando as tendências de mercado. E adotada a prática de anúncios antecipados na realização de pregões, com vistas a permitir a participação de empresas, com potencial para execução dos serviços, em tempo hábil.

Entre as metas para a continuidade e ampliação da Rimas, estão: inclusão de aquíferos; ampliação de poços em vários estados; intensificação de acordos de cooperação com empresas de abastecimento; e aumento com o número de técnicos envolvidos com a rede de monitoramento.

“Com estas medidas, esperamos alcançar a marca de 440 poços instalados até 2013 e 1000 poços construídos e em operação em 2015”, salientou Maria Antonieta.

A coordenadora da Rede explica que a CPRM tem como desafio integrar ao processo de montagem da rede os demais órgãos gestores em águas subterrâneas. “A rede já está funcionando com 250 poços e os dados já estão sendo compilados para ficarem à disposição da comunidade científica, gestores e demais interessados”, disse Antonieta. Segundo ela, o objetivo é oferecer informações para a sociedade dos impactos sobre as águas subterrâneas em decorrência da exploração ou das formas de uso e ocupação dos terrenos, além de fazer uma estimativa da disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos, dentre outras informações.

Fonte: CPRM


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!