Um sistema de acesso aberto na internet trará informações atualizadas sobre chuvas na região de Santa Maria (RS). O SOS Chuva Sul, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também reunirá dados de descargas elétricas, monitoramento da precipitação, previsão imediata e imagens de satélites, além dos acumulados de chuva por municípios e bacias hidrográficas nos últimos dias.

O sistema faz parte do Projeto Chuva, que nesta segunda-feira (5/11) iniciou sua quinta campanha científica e será realizado até o dia 15 de dezembro no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) do Inpe, situado no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta campanha, serão feitas medições de intensos aglomerados de precipitação, denominados Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), frentes frias, linhas de instabilidade e convecção local.

Projeto Chuva_InpeCampanhas científicas do Projeto Chuva já foram realizadas em Alcântara (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e São José dos Campos (SP). As próximas acontecerão em Brasília (DF) e Manaus (AM).

“Nas campanhas anteriores o SOS foi extremamente útil para as ações da Defesa Civil e para a população em geral, pois mostra em tempo real as condições de tempo, os riscos de eventos extremos e os acumulados em cada município que permitem verificar os locais que estão mais vulneráveis”, diz Luiz Augusto Toledo Machado, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe e coordenador do projeto Chuva. O sistema entra em operação nesta sexta-feira (10/11).

Como nas outras campanhas, durante o Chuva Sul também serão promovidos cursos de treinamento sobre os temas estudados e sobre a previsão de eventos extremos, ministrados por especialistas do Brasil, Estados Unidos, França e Argentina. Será, ainda, realizado o projeto piloto de previsão por conjuntos, utilizando multimodelos regionais de alta resolução (BRAMS, WRF e ETA), sob a responsabilidade do pesquisador Christopher Cunningham, do CPTEC/Inpe.

Em âmbito local, o Chuva Sul é coordenado pelo pesquisador e professor da UFSM, Ernani Nascimento, especialista em previsão imediata e tornados. Além dos professores e alunos da UFSM, a campanha contará com a participação de representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade de Buenos Aires e de pesquisadores dos Estados Unidos e França.

O Projeto Chuva conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).

Projeto Chuva

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o projeto tem como finalidade compreender os diferentes regimes de chuva do país. Além das medidas, a grande infraestrutura de equipamentos, incluindo um radar de última geração para medidas de chuva, vem permitindo o monitoramento de chuvas em tempo quase real durante a realização dos experimentos.

O Projeto Chuva consiste em sete campanhas em diferentes regiões do país que permitirão definir as características microfísicas dos principais regimes de precipitação do país e consequentemente melhorar a estimativa de precipitação por satélite e radar, a modelagem em alta resolução espacial, a previsão imediata de tempestade e aprimorar o entendimento dos processos físicos envolvidos na formação e no ciclo de vida das nuvens e da precipitação.

Fonte: Inpe


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!