Satélite Pléiades 1B é lançado com sucesso
Concepção do satélite Pléiades em órbita

Um novo satélite para imageamento de alta (ou altíssima resolução) orbita o planeta desde o último domingo (2/12). O Pléiades 1B, construído pela empresa Astrium para a Agência Espacial Francesa, foi lançado por um foguete Soyuz desde a Guiana Francesa.

Satélite gêmeo do Pléiades 1A, lançado pouco menos de um ano antes, o novo Pléiades 1B irá orbitar a Terra em uma altura de aproximadamente 694 km, a qual será alcançada nos próximos dias. O satélite será pareado à 180º com o seu irmão gêmeo em uma mesma órbita, formando uma constelação que pode oferecer revisitas diárias à qualquer ponto do globo. O voo do veículo lançador Soyuz durou apenas 55 minutos, com um carga de 970 kg.

O Pléiades 1B Plêiades é um satélite de alta resolução, projetado para fornecer cobertura de imagem óptica para os ministérios de defesa franceses e europeus, além de instituições e usuários civis. Os dois satélites Pléiades são baseados em plataformas menores, mais baratas e ágeis do que os seus antecessores  do programa Spot, iniciado em 1986 pela Astrium.

A constelação Pléiades possui uma resolução de até 50 cm e uma faixa de cobertura de 20km, e será usada para fazer imagens do planeta todos os dias, oferecendo resposta rápida para várias aplicações, tais como mapeamento de grandes áreas em alta resolução, visualização de áreas de conflitos e/ou desastres naturais, planejamento de operações de resgates, entre outras. As imagens serão comercializadas pela Astrium Services.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!