2012 já está ficando pra trás e, junto com as festas, vem a sensação de renovação, projetos e listas para o próximo ano. Em 2013 a MundoGEO completará 15 anos e várias ações estão sendo planejadas para comemorar esta data, mas antes gostaria de compartilhar algumas impressões sobre o ano que passou.

Para a revista que você está lendo agora, 2012 foi um ano de consolidação do novo conceito, de uma publicação unificada, produzida com mais agilidade, abrangendo todas as tecnologias e soluções na área de geotecnologia, desde a topografia até os VANTs, passando pelo GNSS, GIS, imagens de satélites, etc.. Editada em português e espanhol, a revista MundoGEO é, hoje, a principal publicação no setor na América Latina.

O portal MundoGEO – em português, espanhol e inglês – teve em 2012 um recorde histórico de visitação. O dia 16 de outubro foi de comemoração no MundoGEO, quando alcançamos o número inédito de mais de 7,9 mil visitas, o que mostra a confiança da comunidade no veículo, o crescente interesse nas geotecnologias e as variadas formas de acesso à informação, seja ele através da visita direta ao portal, assinatura do informativo diário, RSS ou pelas redes sociais.

Por falar em redes sociais, em 2012 o MundoGEO se consolidou como líder global entre as empresas de mídia e comunicação no setor de geotecnologia, com mais de 30 mil pessoas conectadas entre os fãs no Facebook, membros do Grupo no LinkedIn, seguidores no Twitter, assinantes dos canais de vídeo no YouTube e Vimeo, participantes da rede social Geo-ConnectPeople, além dos que estão no Fórum de Discussão MundoGEO.

Quanto aos seminários online este ano também teve um recorde, com a realização de mais de 60 eventos, além de chegarmos ao número inédito de 2,8 mil inscritos e 1,5 mil participantes no webinar sobre o ArcGIS 10.1. Desde 2009 o MundoGEO tem realizado webinars, mas em 2012 esta ferramenta se consolidou e mostrou que é possível usá-la em outros formatos, como por exemplo eventos mistos (presenciais + online) e transmissões ao longo de todo um dia, com palestrantes, mediadores e participantes conectados a distância.

Para o MundoGEO#Connect LatinAmerica também foi um ano de consolidação como o maior e mais importante evento do setor de geotecnologia na América Latina. A edição de 2012 reuniu 3.350 participantes de 27 países em São Paulo, no mês de maio, em um evento plural e aberto a toda a comunidade, que respeita as peculiaridades regionais, feito por quem conhece a realidade do Brasil e dos demais países da América Latina.

Que venha 2013!

 

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com