Empresa Júnior de Engenharia Cartográfica – Unesp Presidente Prudente
EJEcart

Nesta edição a revista MundoGEO lança uma nova seção, com um espaço excluviso para as Empresas Juniores no setor de geotecnologia.

Transformar teoria em prática: essa foi a grande ideia que fez, em 1967, jovens estudantes franceses criarem em sua faculdade, a L´Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris (Essec), a primeira Empresa Júnior do mundo, a qual tinha como objetivo principal despertar o espírito empreendedor nos estudantes, de forma a propiciar uma melhor formação acadêmica para os mesmos.

Desde então, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) só fez crescer, de início nas grandes escolas francesas e, posteriormente, na maioria dos países. Em 1968 foi criada a Confederação das Empresas Juniores da França e, em 1982, o movimento tomou envergadura com a eclosão de várias Empresas Juniores em grandes escolas francesas, e com o surgimento de cerca de 70 associações nos modelos de Empresa Júnior em países como Suíça, Bélgica e Itália.

Hoje, existem Empresas Juniores espalhadas por todo o mundo. A Europa conta com a Associação Europeia de Empresas Juniores (Jade, na sigla em inglês) e Confederações Nacionais em todos os países. No Brasil, a ideia foi introduzida pela Câmara de Comércio França-Brasil em 1988. As primeiras Empresas Juniores começaram a surgir no final daquele ano, com as Empresas Juniores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Fundada em 2003, a Confederação Brasileira das Empresas Juniores do Brasil, também denominada “Brasil Júnior”, é uma pessoa jurídica de direito privado, uma associação civil sem fins lucrativos com duração e tempo indeterminado. Trata-se da instância máxima do MEJ brasileiro e tem como principal objetivo desenvolver e representar as Empresas Juniores do Brasil de forma integrada com as Federações Estaduais e outras entidades nacionais e internacionais.

Uma Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos, formada e gerida por acadêmicos de graduação de universidades, com o intuito de aplicação na prática dos ensinamentos teóricos aprendidos em sala de aula, antes mesmo de formados. Para alcance dos objetivos, as Empresas Juniores funcionam como empresas, prestando consultoria nas áreas do curso de graduação a qual estão ligadas.

A EJECart é a primeira empresa júnior na área de Engenharia Cartográfica do Brasil, tem por objetivo prestar serviços e dar consultoria em projetos cartográficos. A empresa cumpre sua função social, retornando à sociedade que a custeia serviços de qualidade a custos operacionais.

A diretoria é composta exclusivamente por alunos do curso de graduação em Engenharia Cartográfica da Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp de Presidente Prudente. É organizada em três diretorias: Administrativo, Comercial e Projetos.

Deste modo, atua em diversas áreas relacionadas ao curso em questão, tais como georreferenciamento, levantamento planimétrico e altimétrico, medições e divisões de áreas, corte e aterro, guias e rotas, treinamentos e consultorias.

EJEcartA empresa cria continuamente campanhas sociais para incentivar os membros a atuarem sua cidadania, deste modo ajudando muitas entidades que necessitam da sua atenção. Está frequentemente atuando em parceria com as demais Empresas Juniores da Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp de Presidente Prudente, tanto na organização de projetos sociais quanto em diversos eventos ligados à universidade.

A EJECart é uma empresa sem fins lucrativos e toda a renda obtida é revertida em investimentos dentro da empresa e capacitação de seus membros, sempre orientando e atendendo as necessidades dos clientes e conquistando, deste modo, sua satisfação.

Com informações da EJECart.