A Lockheed Martin testou os primeiros quatro satélites da terceira geração do GPS. Ao todo, a Força Aérea Americana vai adquirir 32 satélites GPS III


A Trimble anunciou alianças estratégicas com Bentley e Aveva, aumentando sua presença no setor de softwares para modelagem 3D e processamento
de dados laser


A Bentley adquiriu os softwares Microprotol e SpecWave, aumentando seu portfólio de soluções para engenharia e infraestrutura


O Amazonia-1, primeiro satélite de observação terrestre desenvolvido no Brasil, será lançado em 2013 e terá assessoria técnica da empresa AMS Kepler, que já participa do
programa Cbers


O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC) anunciou que Denise McKenzie assumiu o cargo de Diretora Executiva de Marketing e Comunicações


A Hiparc Geotecnologia finalizou a aquisição dos ativos da Infostrata, empresa do grupo Vale, com foco em sensoriamento remoto e desenvolvimento de sistemas


A Autodesk adquiriu o Qontext, software para colaboração social desenvolvido pela Pramati Technologies, da Índia, para adicionar novos recursos à plataforma Autodesk 360


A Trimble Brasil doou 80 licenças dos softwares SketchUp e Tekla para a Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, somando cerca de
2 milhões de reais


O Grupo Hexagon adquiriu parte das ações da companhia North West Geomatics, provedora de dados de mapeamento aéreo e geoespaciais


MMA adquire imagens de satélite para o Cadastro Ambiental

A partir de dezembro deste ano, as imagens captadas pela constelação de satélites RapidEye vão apontar a situação nos 5,2 milhões de imóveis rurais que existem no país. Com as informações, será possível identificar as Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) em cada propriedade e acompanhar a recuperação da cobertura vegetal onde a Lei exigir.

O contrato foi assinado em novembro pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Santiago & Cintra Consultoria, que irá entregar as imagens captadas ao longo de 2011. O acordo custou aos cofres do governo 28,9 milhões de reais.

Como a contratação do serviço prevê o compartilhamento das imagens com outros ministérios e órgãos do governo federal, o material captado também poderá ser usado para o Censo Agropecuário, previsão de safra agrícola e para o acompanhamento de queimadas e desmatamento ilegal em unidades de conservação.


Decreto

Novas regras de regularização ambiental foram publicadas pelo Decreto 7.830, de 17 de outubro de 2012. A legislação dispõe sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), estabelecendo as regras gerais e instrumentos de implantação e integração das informações, em âmbito nacional, de planejamento ambiental e econômico do uso do solo brasileiro.


China lança novos satélites

Em setembro a China lançou com sucesso dois novos satélites para compor seu próprio sistema de navegação e posicionamento, chamado de Beidou ou Compass. O lançamento, feito no último dia 19 de setembro, enviou os satélites 14 e 15 em órbita, a partir do sudoeste da China, em um foguete March-3B. Em 2012 a China já lançou cinco satélites Beidou, incluindo os novos enviados na última semana.

Sensoriamento remoto

O país também enviou para sua órbita, em novembro, o terceiro satélite da constelação Environment I, aumentando a capacidade do país para monitoramento ambiental e previsão de desastres. O satélite radar vai se juntar a outros dois satélites ópticos que estão em operação desde setembro de 2008.


Amazônia ganha curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Amazônia ganha curso de Engenharia CartográficaA Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) contará, a partir de 2013, com a primeira turma do curso de graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Com 50 vagas no período diurno, este será o primeiro curso da modalidade da região Amazônica e, segundo levantamento feito recentemente pela revista MundoGEO, o curso será também o único nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.


Competição premia melhores projetos de navegação por satélites

A 9ª edição da Competição Europeia de Navegação por Satélites (ESNC, na sigla em inglês) anunciou em outubro a lista de ganhadores. Além do prêmio principal, chamado de “Galileo Master”, a competição entregou ainda 24 troféus para os projetos vencedores das etapas regionais e cinco prêmios especiais. Este ano, o projeto vencedor da competição veio de Portugal, da Universidade de Porto. O sistema apresentado é usado para navegação interna em smartphones.

Brasil

O prêmio regional do Brasil em 2012 foi para Arlei Benedito Macedo e sua equipe do SIG-Ribeira, que apresentaram um sistema colaborativo de geoinformação, desenvolvido para o gerenciamento de emergências em computadores móveis. O Brasil, que conta como organizador regional oficial o MundoGEO, teve oito projetos cadastrados em 2012.

+Info
www.galileo-masters.eu


Nova ferramenta permite antecipar desastres naturais

Uma nova ferramenta desenvolvida pelo Instituto Tecnológico Simepar, localizado em Curitiba (PR), vai melhorar o acompanhamento das chuvas que ocorrem no Paraná e regiões vizinhas. Depois de três anos de pesquisa, o Instituto lançou o Sistema Integrado de Estimativas de Chuva (Siprec), que associa a rede de estações pluviométricas a um satélite e dois radares, e permite apurar as chuvas ocorridas em áreas delimitadas.

De acordo com Leonardo Calvetti, meteorologista e pesquisador do Instituto, a principal mudança é que o Simepar não depende mais apenas da rede de pluviômetros, que estão instalados em mais de 50 cidades, nas estações meteorológicas e hidrológicas. “A identificação das chuvas é feita por dois sistemas: o de pluviômetros, que faz a medição pontual, e o de sensoriamento remoto, que usa os radares e satélite e cobre as áreas que não possuem os pluviômetros”, explica.


Novos satélites Galileo em órbita

Novos satélites Galileo em órbitaOs satélites três e quatro do sistema Galileo foram postos em órbita no dia 12 de outubro, a partir da base de lançamentos da Guiana Francesa. Estes veículos juntaram-se ao primeiro par de satélites, lançado um ano antes, concluindo a Fase de Validação (IOV, na sigla em inglês) do programa Galileo. Agora, com quatro satélites idênticos em órbita, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) poderá demonstrar a capacidade completa do Galileo, antes da implantação dos satélites operacionais.

A fase de Capacidade Operacional Plena do Galileo (FOC, na sigla em inglês) terá 30 satélites, e estará completa até 2018.


Parceria prevê melhorias na Certificação de imóveis rurais

Os presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), se reuniram recentemente para tratar da Certificação de imóveis rurais, com foco no Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto e o Exército Brasileiro em novembro de 2011. O documento prevê a análise de processos de Certificação de imóveis que tramitam nas superintendências regionais do Incra e que contam com o trabalho de técnicos e engenheiros contratados pelo Exército para agilizar o serviço, que abrange a apreciação de aproximadamente 19,5 mil processos. Entre outras ações, o plano prevê que o Confea contribua com a qualificação dos quase 6 mil profissionais de engenharia credenciados no Incra.


IBGE apresenta seu espaço de integração com os educadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou o seu espaço de integração com os professores do Brasil, uma atualização do site Vamos Contar, que reúne informações sobre o país, orientações e propostas didáticas que ajudem a levar para a sala de aula a linguagem estatística e cartográfica.

O espaço, que em sua primeira versão, estava vinculado apenas ao Censo Demográfico, contempla agora uma ampla abrangência temática e o exercício didático sempre renovado em todas as disciplinas de educação infantil e fundamental. O site está aberto, também, à participação ativa dos professores para sugestões e relatos de experiências pedagógicas, através do Blog do Professor.

+Info
vamoscontar.ibge.gov.br


Satélite mapeia a gravidade para formar novo geóide da Terra

GeoideO satélite Goce, pertencente à Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), está em órbita desde março de 2009 para mapear a gravidade do planeta com precisão. Embora a missão planejada já tenha sido concluída, o consumo de combustível foi muito mais baixo do que o previsto pela ESA, devido à baixa atividade solar ao longo dos últimos dois anos, o que permitiu à Agência prolongar a vida do Goce, para melhorar a qualidade do modelo de gravidade.

O primeiro geóide produzido com base em medições de gravidade do Goce foi lançado em junho de 2010. O geóide é a superfície de um oceano global ideal, na ausência de marés e correntes, formado apenas por gravidade. O modelo é uma referência fundamental para a realização de medições precisas da mudança de circulação dos oceanos, do nível do mar e das dinâmicas do gelo.


OGC

A revista MundoGEO traz as principais novidades em padrões e serviços disponibilizados pelo Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês). O OGC é uma consórcio internacional que reúne mais de 450 companhias, agências governamentais e universidades com o objetivo comum de desenvolver padrões.

Padrões para web e realidade aumentada

O OGC lançou os padrões SensorML 2.0 e Augmented Reality Markup Language (ARML 2.0). O primeiro é uma linguagem legível por máquinas, para descrever sensores de localização e descrever processos de medição. O SensorML é um componente chave da família Sensor Web Enablement (SWE), que integra informações da Web em diversas aplicações geoespaciais.

Já o Augmented Reality Markup Language fornece um formato de intercâmbio para aplicações de realidade aumentada para descrever e interagir com objetos, com foco em computação móvel. O padrão descreve os objetos virtuais que são colocados no foco da realidade aumentada, bem como o registro dos objetos virtuais no mundo real, e permite a interação e a modificação dinâmica da cena da realidade aumentada.