spatial data infrastructureA Imagem, empresa do setor de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), traz ao Brasil a solução Location Analytics, aplicação GIS que permite a integração de inteligência de mapas aos sistemas de Inteligência de Negócio (BI) e Relacionamento com Clientes (CRM), aperfeiçoando as análises preditivas, tomada de decisão, análises avançadas, visualização de dados e elaboração de relatórios considerando as relações geoespaciais.

Ideal para utilização em departamentos de inteligência de negócios, marketing, vendas e operações das empresas, o Location Analytics – desenvolvido pela Esri, – é capaz de identificar, de forma rápida e precisa, dados referentes a localização dos clientes, lojas próprias, lojas de concorrentes e rede de atendimento, relacionando estas informações com as demais informações transacionais e de comportamento disponíveis nos bancos de dados corporativos.

“Nossa expectativa é ampliar a capacidade de análise e respostas avançadas de nossos clientes, considerando a geografia. Ao menos 20 clientes até o final de 2014”, afirma Paulo Simão, diretor da Imagem para os mercados de Negócios e Telecomunicações, uma vez que  75% dos dados de negócios contêm um componente geográfico. “Esse índice prova o quanto a informação geográfica é fundamental para auxiliar no planejamento, análise e tomada de decisão”, complementa.

O uso da geografia no processo de Inteligência de Negócio também se destaca por gerar diversos benefícios para as empresas, tais como:

• Antecipa mudanças, aponta tendências de mercado anteriormente ocultas e aponta virtudes ou fragilidades no relacionamento com cliente;
• Otimiza em até 30% o retorno sobre os investimentos em campanhas de relacionamento com clientes, sejam elas para fidelização dos clientes atuais ou conquista de novos clientes;
• Permite o aumento, em média, de 10% do potencial de retenção de clientes;
• Amplia em até 20% o retorno sobre o investimento feito na solução, uma vez que a análise de mercado e a identificação de potencial tornam-se mais aderentes ao plano de negócios das empresas.

“Outro diferencial da utilização da geografia na Inteligência de Negócios, é a compatibilidade nativa com os sistemas de BI e CRM dos principais fabricantes do mercado, que são SAP, IBM Cognos, MicroStrategy, SAS, Microsoft Excel e Salesforce, entre outros”, ressalta Simão.


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!