Vagas geotecnologiasO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo:Especialista em Geoprocessamento e Conservação. Função de Gerente de Informação para Conservação III. Necessário ter diploma universitário em área relacionada com a função (ciências biológicas, agronomia, geografia, engenharia ambiental ou florestal) e no mínimo um ano de experiência no ramo, ou combinação equivalente de educação e experiência; experiência e/ou conhecimento comprovado na utilização de ferramentas aplicadas na elaboração de mapas de uso do solo e de vegetação através do sensoriamento remoto; experiência com manutenção e registro de informações em bases de dados georreferenciadas, tais como: ArcGIS (ARC/INFO, ArcView), Access, etc; conhecimento de GPS de navegação e geodésico; experiência na análise de dados e na elaboração de relatórios. Funções essenciais: participação em diversos níveis no planejamento da conservação no bioma Amazônia; monitoramento da cobertura vegetal e uso do solo nas áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade na Amazônia; apoio técnico no acompanhamento e análise de bases digitais georeferrenciadas contratadas pela TNC para elaboração de mapas temáticos e banco de informações sobre as principais formas de uso do solo e da cobertura vegetal; análise de dados, projeção e produção de relatórios; processamento de dados espaciais e outros dados relacionados derivados de fontes cartográficas e tabulares; apoio no desenvolvimento e aplicação de treinamentos individuais e/ou em grupo para outros funcionários da TNC, parceiros e colaboradores, sobre sensoriamento remoto e SIG; atualização de banco de dados, servidores locais e bases de dados geográficos nos padrões da TNC; apoio na elaboração de termos de referência e de relatórios técnicos. Necessário ter disponibilidade para viajar até 40% do tempo ou conforme necessário; disponibilidade para residir na cidade de Belém ou imediações.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Belém (PA)
Contato: Enviar currículo até 12 de janeiro para cbalieiro@tnc.org

Cargo: Engenheiro cartógrafo/Agrimensor. Requisitos incluem superior completo em Engenharia Cartográfica ou Agrimensura; experiência em atividades/projetos na área de transporte/mobilidade urbano e meio ambiente; experiência no sistema ArcGIS. Benefícios incluem vale-refeição e transporte, assistência médica e odontológica e programas de educação e treinamento.
Empresa: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – Fetranspor
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Vaga preenchida

Cargos:
1) Duas vagas para Especialista em Geoprocessamento II. Para esta vaga, é necessário ter superior completo em geografia ou agronomia, experiência mínima profissional de dois anos, inglês intermediário, conhecimentos de banco de dados e interpretação de imagens de satélite e itens coordenados. O profissional irá atuar na interpretação de imagens de satélite de alta e média resoluções. O regime de contratação é efetivo (CLT).
2) Duas vagas para Especialista em Geoprocessamento III. Para esta vaga, é necessário ter superior completo em geografia ou agronomia, experiência mínima profissional de um ano, inglês intermediário e conhecimentos em interpretação de imagens de satélite e itens coordenados. O profissional irá atuar na interpretação de imagens de satélite de alta e média resoluções. O regime de contratação é efetivo (CLT).
Empresa: Não informada
Local: Uberlândia (MG)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para selecao2013.rh@gmail.com

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Para esta vaga, é necessário ter superior completo em geografia ou cartografia, inglês intermediário, conhecimentos de internet e itens coordenados, e ter fácil acesso à Avenida Paulista (metrô Consolação). O profissional irá atuar na condução de projeto de geoprocessamento em conjunto com a equipe de desenvolvimento, e em apoio às funções da equipe. Na candidatura, o profissional deverá passar por testes em AutoCAD e ArcGIS. O regime de contratação é efetivo (CLT).
Empresa: Gempi Gestão Empresarial e Informática
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para rh@gempi.com.br

Cargo: Duas vagas para engenheiros agrimensores, ambas para o cargo de Coordenador de Campo. Os profissionais selecionados serão responsáveis por: planejar e coordenar projetos de topografia (técnica, mão-de-obra, custos, cronograma e recursos); desenvolver as equipes tecnicamente; coordenar a confecção dos produtos finais e garantir prazo e qualidade; validar planejamento executivo da tarefa; fazer a gestão dos recursos do projeto; desenvolver e otimizar processos; pesquisar e implantar novas tecnologias; e ainda se responsabilizar pela segurança no trabalho. As posições exigem experiência em coordenação de equipes de campo e em trabalhos executados em campo; e também disponibilidade para viagens. A remuneração é a combinar. Os benefícios incluem assistência médica e odontológica, vale-refeição e transporte.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargo: Analista Desenvolvedor GIS Pleno. Necessário ter ensino superior completo na área de computação; inglês avançado; experiência em desenvolvimento de soluções em Arcgis Server e ArcObjects e no desenvolvimento de aplicação em .Net e Javascript; conhecimento de Google Maps. É desejável que o profissional tenha conhecimento de ArcSDE e de extensões da plataforma ArcGIS. O profissional será responsável por liderar e desenvolver junto com equipe de desenvolvimentos de produtos na área de geotecnologias. Horário: 8h às 17h.
Empresa: Avanti
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Para se candidatar, acesse a página de vagas da Avanti. Ao enviar currículo, é necessário inserir pretensão salarial.

Cargo: Processo seletivo aberto para preenchimento do cargo técnico de nível superior, para a função de Analista de Modelagem, para atuar no Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), em Foz do Iguaçu (PR). Para concorrer, é necessário ter graduação completa em Engenharia de Recursos Hídricos ou áreas correlatas, tais como Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil; experiência e atuação em projetos de modelagem hidrológica, por meio de modelos computacionais e/ou físicos; idioma espanhol e inglês intermediário; carteira de habilitação B; registro no respectivo órgão de classe; disponibilidade para residir em Foz do Iguaçu; disponibilidade para viagens; conhecimentos em geoprocessamento e modelagem hidrológica; conhecimento nas áreas de: recursos hídricos, gestão de bacias hidrográficas, análise de dados hidrológicos, análise de dados de reservatórios; conhecimentos em informática (Windows e Linux) a nível usuário em planilhas eletrônicas, gerenciador de textos, apresentações e internet. Características desejáveis para o cargo incluem conhecimentos em sistemas de informação geográfica e modelos hidrológicos em software livre; e mestrado nas área de recursos hídricos e/ou modelagem hidrológica. O profissional selecionado será responsável, entre outras atividades, por desenvolver relatórios relacionados ao planejamento e execução das atividades da área de atuação; participar da elaboração e controle de manuais e documentos técnicos, conforme os padrões e metodologias usuais da área; elaborar estudos de tecnologias, modelos e softwares necessários a projetos de modelagem hidrológica; elaborar, executar projetos e estudos de modelos e simulação, modelos hidrodinâmicos em rios, modelos precipitação-vazão, previsão de vazões, precipitações (tipos, formação, medida, processamento, frequências, e precipitação média na bacia); analisar dados: escoamento superficial; tempo de concentração da bacia; escoamento em rios e reservatórios; balanço hídrico; fluviogramas; curva de permanência; enchentes (propagação, previsão e controle); etc..
Empresa:
Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Local:
Foz do Iguaçu (PR)
Contato:
Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição que encontra-se no site do Parque Tecnológico, no link Processo Seletivo, aba Oportunidades/Contratações/Vagas Abertas/Processo Seletivo Nº 0126/2012. A inscrição deverá ser enviada para o e-mail: curriculo@pti.org.br até 6 de janeiro de 2013. Para mais informações, acesse o Edital do processo seletivo do Parque Tecnológico de Itaipu.

Cargo: Processo seletivo para contratação de profissional técnico na área de geoprocessamento, para trabalhar com processamento e edição de dados Laser Aerotransportado para obtenção de Modelo Digital de Superfície (MDS), Modelo Digital de Terreno (MDT), Nuvem de Pontos Classificada e Curvas de Nível. O canditato deve possuir conhecimentos e formação em áreas correlatas à Cartografia e desejável experiência de trabalho na área de geoprocessamento.
Empresa: Fototerra Atividades de Aerolevantamentos
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para lidia@fototerra.com.br e cesar@fototerra.com.br

Estágio

Cargo: Estagiário. Para esta vaga, é necessário estar cursando superior em geografia ou agronomia, conhecimentos básicos de georreferenciamento de imagens e itens coordenados.
Empresa: Não informada
Local: Uberlândia (MG)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para selecao2013.rh@gmail.com

Oportunidades

Bolsas: Chamada pública aberta para bolsas de Graduação Sanduíche e de Doutorado e Pós-doutorado Sanduíche e Pleno no Canadá, para alunos de engenharia cartográfica. As bolsas disponíveis são para o Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (Canadá CALDO) e para o “Canadian Bureau for International Education” (Canadá-CBIE), direcionada a alunos da graduação engenharia cartográfica que estejam interessados em trabalhar com pesquisa em geomedicina, especificamente nas áreas de geoestatística, SIG-WEB, modelagem de dados espaciais e análise espaciais, e geoprocessamento. Os requisitos necessários incluem: estar regularmente matriculado no curso de engenharia cartográfica, e ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso; ter nacionalidade brasileira; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico; e apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino (neste caso certificado IELTS, do idioma inglês).
Instituição: Canadá CALDO e Canadá-CBIE através do programa Ciência sem Fronteiras
Local: Canadá
Contato: Interessados em participar da seleção devem pedir que o professor supervisor do curso entre em contato com a Dra. Silvane Paixão, através do email s.paixao@dal.ca. O formulário de inscrição para bolsas de graduação devem ser enviados até 14 de janeiro de 2013, e para o programa de bolsas para Doutorado e Pós até 31 de janeiro. Para mais informações, ver os editais e acessar os formulários, acesse a página da graduação e de Doutorado e Pós-doutorado do Ciência sem Fronteiras.

Oportunidade: Processo de seleção para a contratação de serviço de geração do modelo digital de terreno (MDT) da bacia do Ribeirão Taquarussu em Palmas (TO). Esta contratação consiste: na geração de modelo digital de terreno a partir de par estereoscópico de imagem de alta resolução (pixel <= 1 m), na escala de 1:5.000 em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000; geração de curvas de nível equidistantes 1 metro entre elas, em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000; banco de imagem obtidas orbitalmente de alta resolução. O mapeamento refere-se à bacia hidrográfica do Ribeirão Taquarussu, localizada no município de Palmas, abrangendo uma área aproximada de 40 mil Hectares.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Palmas (TO)
Contato: A proposta técnica e financeira para o desenvolvimento deste serviço deve ser encaminhada no formato PDF, via email para gis.projeto@tnc.org até 15 de janeiro de 2013. Para mais informações, acesse o edital da seleção.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Concurso público com 44 vagas de nível superior, sendo 28 para Analista de Desenvolvimento Urbano nas áreas de Arquitetura, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Geografia, Serviço Social e Sociologia.
Instituição: Secretaria das Cidades do Estado do Ceará
Local: Ceará
Contato: Inscrições até 20 de janeiro em www.funcab.org

Cargo: Concurso público para preenchimento de 161 vagas no seu quadro efetivo de empregados, sendo 74 para técnicos de nível superior e 87 para técnicos de nível médio. Estão disponíveis duas vagas para engenharia de agrimensura, uma para Geografia e 15 para Geologia. Para nível técnico, estão disponíveis duas vagas na área de Topografia.
Instituição: Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia – Cerb
Local: Salvador e outras cidades da Bahia
Contato:  Inscrições até 9 de janeiro em www.selecao.uneb.br/cerb2012

Cargo: Concurso com 184 vagas em todo estado. Dentre as oportunidades que exigem a formação em curso superior estão duas vagas para Geografia
Instituição: Companhia de Águas e esgotos de Rondônia – Caerd
Local: Rondônia
Contato: Inscrições até 27 de janeiro em www.funcab.org

Cargo: Concurso público para provimento de 10 vagas e formação de cadastro reserva. Dentre as vagas, estão disponíveis uma para geólogo e ainda cadastro de reserva para geógrafos, oceanógrafos/ Oceanólogos, Geofísicos, entre outros.
Instituição: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb
Local: São Paulo  (SP)
Contato: Inscrições até 28 de janeiro em www.vunesp.com.br

Cargo: Concurso público para provimento de cargos efetivos de professor adjunto – Nível I, da carreira do magistério superior. Disponíveis duas vagas na área de Cartografia e Geoprocessamento para o Planejamento Territorial.
Instituição: Universidade Federal do ABC (UFABC)
Local: Santo André (SP)
Contato: Inscrições abertas até 18 de fevereiro de 2013 na Secretaria de Concursos da Universidade (rua Catequese, nº. 242, 10º andar, Bairro Jardim, Santo André)

Cargo: Processo seletivo aberto para preenchimento do banco de professores substitutos, em diversas áreas de conhecimento. Estão disponíveis vagas para as áreas de levantamentos e ajustamento de observações – envolvendo topografia e levantamentos topográficos (podendo fazer o processo seletivo engenheiro cartógrafo ou agrimensor); Geodésia (engenheiro cartógrafo); Fotogrametria (engenheiro cartógrafo); Sensoriamento Remoto (engenheiro cartógrafo, agrimensor ou geógrafo). Os interessados em participar deverão formalizar o pedido de inscrição mediante requerimento ao diretor da unidade ou instância equivalente responsável pela vaga, diretamente nas secretarias das unidades acadêmicas correspondente às áreas de conhecimento listadas no edital, indicando a área/setor em que pretendem concorrer, acompanhado da seguinte documentação: documento de identidade e CPF; e Curriculum Vitae documentado.
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições vão de 17 de dezembro a 31 de janeiro de 2013. Para ver todas as vagas disponíveis e obter mais informações, acesse o edital do processo seletivo da UERJ.

Cargos:
1) Uma vaga para Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, especialidade “Informações Espaciais e Geoprocessamento Aplicados à
Engenharia de Petróleo”.
2) Vaga para Doutor PTR, para especialidade “Engenharia de Transportes – Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais”.
Instituição: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP
Local: São Paulo (SP)
Contato 1: Inscrições abertas por 90 dias, até 6 de fevereiro de 2013, e deverão ser feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 – Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior – 1º andar, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas. Mais informações em http://www.usp.br/drh/novo/recsel/epconc1492012-docente.html
Contato 2: Inscrições abertas por 90 dias, até 21 de janeiro de 2013, no mesmo local da primeira vaga.

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!