IDEJá está disponível o informativo de janeiro de 2013 sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar a versão em português, clique aqui.

Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).

O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.

O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.

SDI-LAC em português

A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e desde agosto de 2011 está sendo novamente publicada, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.

Neste número do IDE-LAC o segmento de IDE Globais e Regionais compreende notas sobre Conferência GSDI 14; o Plano de ação conjunto 2013-2015 de IPGH/ SIRGAS/ CP-IDEA/ GeoSUR para desenvolver a IDE nas Américas; o Prêmio GeoSUR edição; o Estado das atividades de normalização geoespacial dezembro de 2012; ILAF OGC; a Conferência regional de projetos de Sistemas de Informação da Terra e Notícias da FIG. A seção da IGS inclui como vincular-se e manter ativa sua participação na Sociedade. A divisão de IDEs Nacionais informa sobre a Jornada de “IDE de Buenos Aires 2012”; o BNGIS hospedando a Acquis Group em Bahamas; o lançamento da versão 0.4 do GeoBolivia; o seminário do projeto chileno de Normas sobre Informações Geográfica; a Plenária 37 do Comité 28 na Colômbia; a IDE da Guatemala e os Novos Acordos publicados para regular a SNIEG no México.

Os artigos e publicações incluem notas sobre a versão eBook de “Fundamentos das IDEs”; o Novo Manual de Vegetação Brasileira; o Atlas Histórico de El Salvador; e a Revista 70 da MundoGEO. As Pesquisas e Aplicações Geoespaciais destacam as atividades de SIRGAS e o terremoto de 7 de novembro em Guatemala; a criação do Centro Coordenador de Emergências Médicas em El Salvador; o Lançamento de Geo-matching.com; um Vídeo de GEOSS para a Biodiversidade; e o lançamento do portal Open Data da Comissão Européia. A seção de Oportunidades de Capacitação e Financiamento reúne convocatórias internacionais, entre elas, a Série de cursos online sobre Metadados ISO Geoespaciais. Finalmente, na última parte se relacionam os Eventos nas Américas.