O Sistema Labgis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro lançou e abriu as inscrições para o curso Sistemas de Informações Geográficas Aplicadas ao Licenciamento Ambiental. Já sobre o novo código florestal, o curso utiliza o software Quantum GIS e a legislação para analisar APP, APA, reserva legal, zonas de amortecimento, impactos ambientais e cálculos de compensações.

Com uma carga horária de 40 horas, o curso tem como objetivo apresentar ao aluno ferramentas de SIG úteis à análise, gestão e planejamento do processo de licenciamento ambiental. Serão utilizados exemplos com situações de identificação, delimitação e cálculo da extensão de  áreas sujeitas a normas especiais de licenciamento ambiental e de áreas com situações inadequadas.

O curso também conta com exemplos nos quais, a partir do comportamento espacial do impacto causado por determinado empreendimento, define-se qual é o órgão responsável pelo licenciamento. Em conjunto com as práticas desenvolvidas no software livre Quantum GIS, o aluno conta com aporte teórico conceitual no qual se prioriza o contato com questões legais e metodológicas relevantes ao se discutir o licenciamento ambiental segundo uma abordagem espacial.

Mais informações e inscrições: http://www.labgis.uerj.br/extensao/curso.php?id=18