GeolocalizaçãoO Facebook está desenvolvendo um aplicativo para smartphones que promete controlar a localização do usuário e relatar as informações quando eles estão próximos aos amigos.

A ideia do aplicativo de localização no Facebook faz parte da estratégia da empresa de reforçar o uso crescente das redes sociais em dispositivos móveis. O aplicativo, que será lançado em meados de março, executaria a função de rastreamento mesmo quando não estiver aberto, conforme divulgado pela Bloomberg no último dia 5 de fevereiro.

A empresa testou a função “Encontrar amigos próximos” para smartphones em junho de 2012. Agora o aplicativo poderia ajudar o Facebook a vender publicidade relacionada aos hábitos diários de cada pessoa. Reguladores nos Estados Unidos e na Europa já analisaram a implantação do localizador dentro do campus da empresa para verificar se o aplicativo não ameaça a privacidade dos usuários que não querem ser controlados por seus amigos.

Renato Hideki, head de mídias da agência Goomark, acredita que a criação de um aplicativo com foco no controle de localização esteja alinhado ao interesse do compartilhamento de informações sobre localização, tal como já acontece em inúmeras redes que oferecem a opção de indicar o local ao postar textos e imagens. “Do ponto de vista da privacidade, é necessário avaliar de que maneira o aplicativo para o smartphone não vai prejudicar o usuário. Entretanto, pensando na publicidade, a ferramenta representa um salto qualitativo na oferta de divulgações e ofertas específicas para o público-alvo”, revela Hideki.

A equipe de desenvolvimento do aplicativo está sendo liderada por Peter Deng, gerente de produto, que já trabalhou no Google. O grupo de trabalho também inclui profissionais da Glancee, uma startup adquirida pelo Facebook no ano passado, e da Gowalla, uma rede social baseada na localização de seus usuários cujos direitos foram adquiridos em dezembro de 2011.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!