Webinar ArcGIS 10.1_ImagemO Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e a empresa Imagem, especializada no desenvolvimento e capacitação em geotecnologias, promovem, no dia 21 de fevereiro, um seminário para apresentar as principais tendências de sistemas de informações geográficas (GIS) na nuvem e geocolaboração, além de debater as possibilidades do mercado de trabalho de geotecnologias no Brasil.

O evento, que acontecerá no auditório Pelópidas Silveira, na sede do Itep, marcará o início da Cooperação Técnica que o Instituto, por meio da Unidade de Geoinformação (Ugeo), está firmando com a Imagem, o que possibilitará a difusão das geotecnologias em Pernambuco, através de treinamentos e ações voltadas para sociedade.  As inscrições para o evento poderão ser feitas online.

O seminário terá dois momentos. Pela manhã, das 8h às 12h, as palestras terão como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de universidades e demais instituições de ensino, ligados aos cursos de Engenharias, Geografia, Geociências, Arquitetura e outros afins em que as geotecnologias criam diferenciais na sua formação profissional. Os palestrantes serão: Humberto Figliuolo (especialista em GIS aplicado da Imagem) – Conectados ao mundo pela Geografia; Gabriela Ippoliti (líder Educação – Imagem) – O diferencial do G: GIS, Geotecnologia, Geoprocessamento & o mercado de trabalho; e Ivan Dornelas (diretor executivo-comercial do Itep) – O Itep no contexto das Geotecnologias.

À tarde, das 14h às 18h, o evento terá como foco as redes e infraestruturas para o compartilhamento e gestão de informações geoespaciais, sendo destinado a secretários estaduais e municipais, gestores e técnicos do Governo do Estado, governos municipais, empresas privadas e demais interessados em inteligência geográfica, apresentando o que há de mais atual para o planejamento, tomada de decisão e ações integradas.

Será apresentado o projeto ArcGIS para IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais) e os direcionadores que levam as organizações, o Estado e as empresas a criarem redes e infraestruturas para o compartilhamento das informações geoespaciais, bem como os elementos de uma IDE, com destaque para a infraestrutura tecnológica apoiada em soluções de computação na nuvem. Cases de sucesso na utilização de geotecnologias na gestão operacional também serão mostrados.

Haverá palestras de Ivan Dornelas (diretor executivo-comercial do Itep) – O Itep no contexto das geotecnologias; Humberto Fligliuolo (especialista em GIS aplicado da Imagem) – GIS na nuvem e geocolaboração: Estado da arte e aplicação em desafios de gestão; Fábio Fernandes da Silva (engenheiro cartógrafo do Departamento de Cartografia e Geoprocessamento da Chesf) – GIS corporativo na Chesf: presente e futuro; e Lúcio Graça (diretor da Imagem) – GIS como plataforma para Infraestrutura de Dados Espaciais.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!