Lining Up Data

A Esri lançou a segunda edição do livro “Alinhando dados no ArcGIS: Um Guia para Projeções de Mapas” (Lining Up Data in ArcGIS: A Guide to Map Projections em inglês), uma obra que serve de referência para qualquer Sistema de Informação Geográfica (GIS), feito para usuários que trabalham com sistemas de coordenadas.

Se trata de uma obra completa, com mapas coloridos e diagramas, que apresenta técnicas e práticas para ajudar os leitores a identificar, criar e personalizar as projeções, alinhando os dados e resolvendo problemas frequentes.

Esta segunda edição é compátivel com o ArcGIS 10.1 e inclui novas seções sobre o uso de dados CAD e uso adequado da projeção de Mercator (UTM) . Embora seja escrito especificamente para os usuários do ArcGIS, este livro é um guia de referência para qualquer um que trabalha com projeções de mapas, sistemas de coordenadas e conversão de dados.

Os principais tópicos do livro são:

• Como resolver problemas de alinhamento como mensagens de erros habituais e avisos;
• Como e quando realizar transformações geográficas e qual deverá ser utilizada;
• Como decidir qual projeção utilizar no mapa;
• Quais os parâmetros de um arquivo de projeção e o que eles fazem;
• Como adicionar dados de coordenadas “x” e “y” em seu mapa.

“Descobri que o desalinhamento de dados é um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários de GIS”, afirma a autora Margaret M. Maher, especialista em projeções e conversões de dados do departamento de Serviços e Suporte da Esri. “A compreensão dos sistemas de coordenadas pode ser um desafio, e este livro está cheio de técnicas práticas que desmistifica o processo.”

O livro “Alinhando dados no ArcGIS: Um Guia para Projeções, Segunda Edição” e está disponível em lojas online em todo o mundo, e também em formato digital. Acesse www.esri.com/esripressorders para ver as opções de aquisição ou visite www.esri.com/distributors para entrar em contato com um distribuidor local da Esri.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a um navegador GPS!