GeoprocessamentoA equipe SIGCidades comunica que será realizado o curso “SIGCidades – Cadastro Territorial Multifinalitário” entre os dias 1 e 5 de abril de 2013, através do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

O projeto “SIGCidades: SIG Aplicado ao Ordenamento Territorial Municipal” faz parte do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, do Ministério das Cidades, que visa o fortalecimento técnico e institucional dos municípios nas áreas de planejamento, serviços urbanos e gestão territorial. Desenvolvido pela UFF desde 2008, tem como objetivo o desenvolvimento de ações visando à capacitação de técnicos das prefeituras do estado do Rio de Janeiro no gerenciamento e tratamento de dados em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para fins de ordenamento territorial. Neste período, já realizou onze cursos de capacitação, atendendo cerca de 200 técnicos das prefeituras fluminenses.

O SIGCidades 2013 tem como foco a capacitação de técnicos municipais para a implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) através da realização de cursos presenciais abordando os seguintes temas: cartografia cadastral, sensoriamento remoto, SIG e sistema geodésico brasileiro aplicados à implementação e
gestão do CTM.

Os cursos, com carga horária de 40 horas, serão realizados em laboratórios de informática com aulas aplicadas ao CTM e desenvolvidas no SIG TerraView. Para o ano de 2013 serão formadas cinco turmas a partir do 1º semestre, compostas de, no máximo, 30 alunos. Os participantes receberão material didático, contendo apostila de exercícios, bases cartográficas e bibliografia sobre CTM. Os certificados de participação serão emitidos pela UFF.

Como participar

Funcionários municipais de alguma prefeitura fluminense que estejam interessados em participar do curso, podem entrar em contato pelo email sigcidades@vm.uff.br e fazer a inscrição enviando os seguintes dados: nome completo, CPF, RG, endereço profissional, endereço para correspondência, cargo, município onde trabalha, matrícula funcional, telefone, email, órgão de lotação.

Os funcionários devem ser indicados pela sua chefia a partir de ofício a ser anexado junto com a inscrição. Cada prefeitura fluminense poderá indicar até dois funcionários do quadro permanente da administração.

+Info
Fax: (21) 2629-5933
sigcidades@vm.uff.br
www.uff.br/sigcidades


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a um navegador GPS!