GalileoOs novos satélites do sistema de navegação Europeu, o Galileo, permitiram a primeira determinação de um posicionamento terrestre. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), os quatro satélites em órbita e as instalações em terra estão funcionando como planejado. Quatro satélites é o número mínimo necessário para oferecer posicionamento em três dimensões. Os primeiros dois aparelhos foram lançados em outubro de 2011 e, os outros dois, um ano depois.

A primeira posição fixa de longitude, latitude e altitude foi tomada a partir do Laboratório de Navegação da ESA, na Holanda, no dia 12 de março, com uma acurácia de 10 a 15 metros. Segundo a Agência, esta precisão já era esperada, devido à infraestrutura implantada até o momento.

Este primeiro posicionamento é baseado em uma nova infraestrutura Europeia, formada pelos satélites no espaço e dois centros de controle na Itália e Alemanha, que estão conectados à uma rede de estações no território Europeu.

Com apenas quatro satélites atualmente, a constelação Galileo só está visível ao mesmo durante duas a três horas por dia. Esta frequencia irá aumentar com o lançamento de novos satélites e a implementação de novas estações em terra, permitindo que os primeiros serviços do Galileo sejam oferecidos já em 2014.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a um navegador GPS!