FAO abre seleção na área de geoprocessamentoA Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO em inglês) anuncia a abertura de processo de seleção para o cargo de Especialista em Geoprocessamento, para atuação em São Félix do Xingu (PA).

Esta seleção visa a contratação de pessoa física para o cargo de especialista em geoprocessamento para operacionalizar o observatório municipal. O período da consultoria vai de maio a outubro de 2013.

Esta posição exige diploma de conclusão curso superior completo por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e experiência de pelo menos, três anos em atividades no uso de softwares de processamento digital de imagem, sistema de informação geográfica (SIG), e mapeamento temático digital aplicado a estudos ambientais; experiência comprovada como instrutor de cursos de geoprocessamento; experiência em implementação e administração de servidores e redes de computadores; conhecimento sobre plataforma Esri (ArcGIS for Server e ArcGIS for Desktop) e alternativas de software livres (por exemplo Spring, QuantumGIS).

As atividades desenvolvidas serão: exercer as atribuições especializadas de analista operacional, tais como, utilizar softwares de Processamento Digital de Imagem e Sistema de Informação Geográfica (SIG), executar estudos ambientais por meio de programas aplicativos de SIG e Sensoriamento Remoto; realizar o monitoramento florestal com uso de tecnologias espaciais; efetuar análise ambiental e desenvolver modelos integrados em escalas múltiplas que incorporem: dinâmica do desmatamento e degradação em áreas florestais e não florestais, além de mudanças de cobertura e uso da terra; efetuar classificação automática de vegetação, inclusive áreas de transição, incluindo pré-processamento, classificação e validação.

Ainda, organizar o Observatório Municipal; implantação e administração de Servidor e Rede de Computadores do Observaório; consolidar um Banco de dados Espacial em um Sistema de Informações de Geográficas que servirá de insumo do Observatório Municipal; organizar um fluxo de funcionamento, com as especificações dos produtos, prazos de entrega, responsáveis técnicos, entre outros; elaborar manuais, tutoriais (passo a passo) para gerar os principais produtos do observatório; capacitar técnicos designados pela prefeitura a desempenhar atividades previstas no observatório; executar e acompanhar as atividades do Observatório; articular com instituições envolvidas para melhor ajuste das atividades desempenhadas pelo observatório; elaborar Termos de Referência necessários à boa execução das ações previstas no observatório, definindo perfis adequados para o atendimento dos produtos desejados; realizar outras tarefas quando solicitado pela coordenação do projeto e prefeitura.

Mais informações estão disponíveis na página da vaga para Especialista em Geoprocessamento da FAO.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.