Domínio dos VANTs pela Rússia, China e por aí vai. Eles também querem o passaporte para a modernidade da defesa

Por Eliane Alves Da Silva

A mídia noticiou que o Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, está preocupado com a disseminação dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), tanto  na Rússia como na China, países de grande extensão territorial e potências do Hemisfério Norte Oriental. Também conhecidos por Drones (zumbido, zangão), mesmo ferindo padrões da ética e da privacidade, foram amplamente empregados em espionagem e como armas mortíferas nas Guerras do Golfo – Operação Tempestade no Deserto (1991), Afeganistão (2001) e do Iraque (2003) e em Kosovo, Tchad, Paquistão, Iemêm, Somália, Territórios da Palestina, Guerra do Yom Kippur; a ponto de a Organização das Nações Unidas (ONU) lançarem, em 24 de dezembro de 2012, o Projeto “Naming The Dead”, ou seja, “Dando Nomes Aos Mortos”, ou algo parecido como “Renomeando os Mortos”, para investigar as causas de tantas mortes, principalmente de civis.

Então, vejamos algumas das causas desta preocupação do líder norte-americano, que só no Afeganistão os VANTs lançaram 506 mísseis em 2012, conhecidos como  o Terror de Kandahar. O grande e eficaz desempenho das econômicas aeronaves não tripuladas, é óbvio que  chamaram a atenção dos russos e dos chineses, que possuem fronteiras complexas e que por sua adoção maciça, se transformaram em passaportes modernos de defesa.

Os VANTs  tornaram-se uma febre mundial já apontada em InfoGEO Nº 60: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Canadá, Estados Unidos,  França, Israel, Itália, Inglaterra, Japão, Irã, Paquistão, Rússia, Coreia do Sul, Suíça, Reino Unido. Ver também VANTs – Multirotores ou Asa Fixa do Engenheiro Florestal Marcio Polanski e Programador Eduardo Reginato Lavratti – MundoGEO nº 70.

Os motivos são variados: agricultura de precisão, monitoramento ambiental (florestas, desmatamento, reflorestamento), previsão do clima, fiscalização e monitoramento de obras de grandes estruturas (pontes, rodovias, represas, gasodutos, oleodutos, torres de linhas de transmissão), resgate de pessoas perdidas ou vítimas de desastres ambientais (enchentes, furacões), ou de tectonismo da crosta (terremotos, tsunamis, derrames de lavas vulcânicas), mapeamento, por meio de levantamento aéreo do terreno para fins cartográficos, geográficos e topográficos, atividades de segurança pública no policiamento e avaliação de multidões em eventos de grande envergadura (Copa das Confederações, Copa do  Mundo, Olimpíadas, Corridas de F-1, Maratonas), perseguição de bandidos no trânsito, espionagem, ataques de alvos com armas inteligentes, reconhecimento do terreno inimigo de apoio às forças terrestres de artilharia e a infantaria, fiscalização de divisas e de fronteiras internacionais, guerra eletrônica, guerra química, guerra psicológica, propaganda comercial (marketing), aeromodelismo, segurança de instalações estratégicas – usinas hidrelétricas, plataformas de petróleo.

Segundo “A Gazeta de Alagoas”, a  Petrobras, empregou os VANTs da Space Airships em 2011, para monitorar a construção de gasodutos em Gurarema, Mauá e Ribeirão Passos no Estado de São Paulo, que poderão também monitorar manchas de óleo no mar causados por vazamento em aéreas de prospecção e/ou  de petroleiros. A CEMIG vem usando a  tecnologia VANT para inspecionar suas linhas de transmissão, mais distantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), que estão sujeitas ao crescimento da vegetação junto a elas, ocupação humana ilegal por invasão da faixa de servidão, furto de componentes, erosão, etc. A empresa AGX tem vendido modelos como o Tiriba (R$ 60 mil) e o Arara 2 (R$ 800 mil) a grandes latifundiários que  consideram os VANTs mais baratos para o agronegócio, no controle e previsão de suas safras, do que os voos aerofotogramétricos e até mesmo imagens de satélites de alta resolução visível.

Rússia e China possuem laços com nosso país. No Brasil, o Presidente da República Jânio Quadros, depois Prefeito da Cidade de São Paulo, o  grande incentivador do embrião do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o nosso Inpe – com sedes em São José dos Campos (SP), Cachoeira Paulista (SP), Cuiabá (MT), recebeu e condecorou com a Ordem do Mérito do Cruzeiro do Sul o Cosmonauta soviético Yuri Alexeiévith Gagárin, em 3 de agosto de 1961, que ficou imortalizado com a célebre frase:” A Terra é Azul”. Mais tarde o Presidente João Goulart em 1963, recebeu os Astronautas Popovitch e Nikolayev.

O Centro Técnico Aeroespacial – CTA desenvolveu o VANT, no Projeto Acauã no início dos anos 80, o voo experimental aconteceu em 1985, objetivando a identificação de alvos táteis e atividades de sensoriamento remoto. A FAB tem uma Base em Santa Maria/RS com VANTs  israelenses ELBIT e a Polícia Federal que é a polícia civil pioneira no mundo a empregar os VANTs no combate aos ilícitos em nossa fronteira internacional, tem uma Base em Foz do Iguaçu (PR), zona da Tríplice Fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai. O lançamento do VANT foi feito pela PF em São Miguel do Iguaçu no Paraná para o atual Ministro da Justiça Advogado José Eduardo Cardozo, em 10 de novembro de 2011,  que na ocasião declarou: “O VANT representa um grande avanço para as operações policiais de combate ao crime na fronteira”.

A Polícia Militar de Mato Grosso empregou com sucesso os VANTs no combate aos ilícitos na fronteira e houve resposta positiva imediata, através da valorização direta da terra e ocupação por parte da população, o que não deixa de ser algo estratégico com nossas imensas fronteiras terrestres com dez países pela América do Sul – da Guiana Francesa ao Uruguai. A Universidade de São Paulo (USP) vem desenvolvendo modelos com o apoio da PM de São Paulo. Tem o Nauru (que quer dizer guerreiro em língua Tupi) da Alezi Teodolini, o da Santiago & Cintra, o SmartBirdX-200 do Engenheiro Eduardo Lavrati , da Girofly, da Avibras, e por aí vai.

É um Projeto Nacional de Policiamento de Fronteira  desenvolvido desde os tempos em que o Ministro da Justiça era o Economista Tarso Genro, que governa o Rio Grande dos Sul (InfoGEO 33,  Revista Nº1 da ABEA, CD Rom XXVCBC/Curitiba/PR EXPO Unimed). O Exército Brasileiro empregou os VANTs para coadjuvar os trabalhos de pacificação e patrulhamento das imensas favelas por parte  das Tropas de Paz da ONU, no Haiti, e o Oficiais do Instituto Militar de Engenharia (IME) empregaram imagens dos VANTs  para avaliar a Catástrofe Ambiental que se abateu sobre a Região Serrana Fluminense em janeiro de 2011, no momento desenvolvem um equipamento para o Batalhão e Operações Especiais (Bope).

Os Capitães da Polícia Militar da Bahia – Arlindo Bastos de Miranda Neto e Isnard Edson Sampaio de Almeida – fizeram uma brilhante  análise do emprego de VANTs no policiamento ostensivo velado para o combate ao crime organizado no Estado da Bahia com a Monografia, num contexto de um projeto inteligente de política de segurança pública integrada, com viaturas dotadas inclusive de GPS: “Análise do emprego do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Nas Ações e Operações  da PM” – Universidade do Estado da Bahia/Academia de Polícia Militar da Bahia – Curso de Especialização  em Gestão de Segurança Pública – CESP, 2009. Salvador, 87pp.

Naquele mesmo ano, no mês de outubro, a convite formulado ao IBGE pelo Engenheiro Cartógrafo Juan Carlos Gironada Mamani – Assessor Técnico Científico da ADESG-PR, estive no Auditório do QG-Polícia Militar/PR em Curitiba para discorrer sobre o tema “A Cartografia como Principal Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável”, onde as relações entre a importância da cartografia e seus produtos de geotecnologias e a segurança pública foram abordados.

O tempo passou e em agosto de 2006, em plena Semana Oficial da Engenharia do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Confea/Crea-AL, quase na linha do Equador, nós assistiríamos em auditório lotado, do elegante Centro de Convenções de Maceió/AL, o Engenheiro Aeronáutico e Tenente Coronel da Força Aérea Brasileira, aquele menino prodígio e simples do interior de São Paulo, o nosso primeiro  Astronauta Marcos Pontes  contar sua odisseia em treinos na Nasa e o voo espacial histórico numa nave soviética. Ao meu lado estava a Engenheira Civil Elequicina Maria dos Santos Ex-Presidenta do Crea-RN, que vibrou muito quando Pontes mostrou uma imagem de satélite de Natal, onde tinha servido em Base Aérea. O Engenheiro Agrônomo Jonas Dantas dos Santos – ex-presidente do Crea-BA, sorria divertido, pois sensoriamento remoto é a minha especialidade.

A Primeira Presidenta Mulher do Brasil  Dilma Roussef esteve na terra da primeira Cosmonauta, a Russa Valentina Tereskova, em dezembro de 2012, assinando acordo de compra de helicópteros. A revista A Mira nº 165, cujo Editor é o Engenheiro Agrimensor Luiz Carlos da Silveira, traz uma interessante matéria sobre a inauguração de uma estação de recepção de dados do Glonass, o Sistema de Posicionamento  Russo,  na Universidade de Brasília, com o Presidente Dimitri Medev e o Vice Presidente Michel Temer, em fevereiro de 2013. A Primeira Astronauta dos EUA foi Sally Ride e a da China foi Liu Yang.

Cabe ressaltar que o China – Brazil Earth Resource Satellite (Cbers), foi lançado com sucesso a bordo de um foguete de longa marcha na madrugada de 14 de outubro de 1999,  com 70 % de tecnologia da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) e 30% do INPE. Assim, o Brasil com a República Popular da China entrou para o seleto grupo de países detentores de todo o processo de técnicas de sensoriamento remoto, como os Estados Unidos, Canadá, Comunidade Europeia de Nações, França, Rússia  e Índia. O acordo do primeiro satélite sino-brasileiro foi assinado em 1988, na gestão Presidente José Sarney.

O Presidente Fernando Henrique Cardoso em visita à China ampliou o acordo para o lançamento de mais Cbers. Isso provocou uma revolução nas pesquisas brasileiras, pois as imagens Cbers puderam ser baixadas graciosamente pelos pesquisadores brasileiros cadastrados no INPE. Assim como as imagens e  perfis dos VANTs fazem atualmente trazendo novos horizontes, não só em cartografia, e fotogrametria, mas também quanto à sua regulamentação. Os BRICS – Grupo de Países Emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se reuniram em março de 2013 em Durban, e o tema pode estar na pauta do evento ou em futuros encontros!

Voltando ao frio  quase polar: o rigoroso inverno russo que assola as  imensas planícies geladas que foi o poderoso exército invisível que derrotou as tropas alemãs nazistas que invadiram seu território durante a Segunda Guerra Mundial, e que ajudou a mudar os rumos do conflito,  pode ser o que digamos o “fogo amigo” que atingirá com suas fortes nevascas e rajadas de vento, em cheio os poderosos, contudo frágeis VANTs, de fabricação moderna, leves, arrojados, de materiais nobres como fibras de carbono, fibras de cerâmica,  kevlar, alumínio, titânio, e fibras de vidro. Na China, país vizinho, de grande extensão, em altas latitudes do Hemisfério Norte, sujeito a fortes tempestades de poeira e poluição nas grandes centros urbanos, lá também os invernos são muito frios e intensos (o Deserto de Gobi que o diga!). Estes são alguns dos óbices, mas deve valer a pena!

Bibliografia

OLIVEIRA, Fabíola (1991) Caminhos para o Espaço. São Paulo. Editora Contexto/INPE/Secretaria de Ciência e Tecnologia da Presidência República, 112pp. il.

OLIVEIRA, Fabíola de (1996) Brasil chega ao espaço: SCD-1 Satélite de Coleta de Dados. São Paulo. Proposta Editorial/INPE, 97pp. il.

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=217470
Acesso em 20/03/2013

http:g1.globo.com/brasil/noticia/2013/03/polemicos-e-revolucionarios-mais-de-200-…
Acesso em em 25/03/2013

Eliane Alves Da Silva é Engenheira Cartógrafa/Geógrafa Msc. Conselheira da Abea/Febrae; Conselheira do Crea-RJ (2002-2007); Conselheira do Clube de Engenharia (2005-2007). C.e.: sputinick@terra.com.br