Um dos mais famosos cartões-postais do mundo, o Cristo Redentor, começou a ser fotografado por uma equipe do Google Maps Street View. É um projeto especial do Google, que tem como objetivo mapear lugares conhecidos mundialmente, exóticos e ao mesmo tempo culturalmente importantes para a humanidade, e disponibilizá-los para pessoas do mundo inteiro através da plataforma de mapas do Google.

Google Street View inicia captura de imagens no Cristo Redentor
Imagem do equipamendo usado para "mapear" o Cristo Redentor. Fonte: Google

Esta é a primeira vez que o mapeamento é realizado com o Trekker na América Latina, uma espécie de mochila que contem um equipamento semelhante ao empregado nos carro do Google Street View (ao todo são 15 câmeras acopladas a uma estrutura e operadas pelo sistema Android). O primeiro local a ser mapeado mundialmente com esta mesma tecnologia foi o Grand Canyon, nos EUA.

No Rio, alguns pontos turísticos já presentes no Street View são: Sapucaí, Lagoa Rodrigo de Freitas e Jardim Botânico. Além destes locais, todas as cidades da Copa e dois estádios em São Paulo, Morumbi e Pacaembu, constam na galeria de imagens da plataforma.

Galeria de imagens do Google Street View

As imagens do Street View já estão disponíveis em mais de 8 milhões de quilômetros, 3 mil cidades em 48 países, além da Antártica e o Ártico. No Brasil, o projeto foi lançado com 51 cidades brasileiras incluindo SP, RJ BH, suas áreas metropolitanas, e as cidades históricas de Minas Gerais. O acervo agora inclui imagens da Floresta Amazônica, centenas de cidades brasileiras e mais de 350 mil quilômetros da malha viária pavimentada (ruas, avenidas e estradas) brasileira.

A galeria de imagens do Cristo Redentor será disponibilizada em breve para os usuários. Para obter mais imagens e vídeos do making of do projeto, acesse este link.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.