Logo gvSIG Versão final do software gvSIG 2.0 se encontra disponível

A Associação gvSIG anunciou que a versão final do software gvSIG 2.0 se encontra disponível. A principal novidade desta versão é sua nova arquitetura, com novas fontes de dados gvSIG, a fim de melhorar a confiabilidade e modularidade, beneficiando tanto os usuários quanto desenvolvedores do software, além de oferecer mais facilidade de manutenção e evolução da tecnologia.

Segundo a associação, este lançamento significa uma grande aposta, que tem como objetivo não limitar a evolução tecnológica e abrir caminho para uma evolução mais rápida.

A nova versão do gvSIG Desktop traz uma série de novas funcionalidades:

• Novo instalador que suporta instalação padrão ou personalizada pelo usuário;
• Administrador que permite instalar novas extensões e personalizar o gvSIG dentro do próprio aplicativo;
• Mudanças na interface das ferramentas de gerenciamento, tais como: importação e exportação de arquivos; trabalhar com tabelas; nova camada;
• Melhor desempenho no carregamento de camadas;
• Suporte WMTS (Web Map Tiled Service em inglês);
• Cache de dados raster;
• Interface de geoprocessamento unificada;
• Importador de símbolos, facilitando a geração de bibliotecas de símbolos;
• Exportador de símbolos, que permite fácil compartilhamento de bibliotecas de símbolos abrangentes com outros usuários;
• Ambiente em Scripting (liguagens: Jython, Groovy e Javascript);

Por ser a última versão do software, os usuários devem levar em conta que estão efetivamente diante de um novo gvSIG, que deixou de lado algumas características do gvSIG 1.12 (versão anterior). Esses novos recursos serão incorporados através de sucessivas e contínuas atualizações, até alcançar a nova arquitetura do software.

As principais características que ainda não estão disponíveis são: Georreferenciamento; Legendas por símbolos proporcionais, graduados, densidade de pontos, valores por categoria e expressões; e Extensões para análise e redes 3D.

Segundo a Associação gvSIG, a estabilidade desta nova versão não é tão alta quanto o esperado, considerando o objetivo final da comunidade em disponibilizar uma versão oficial como esta. Assim, a Associação pede para que os usuários experimentem e relatem quaisquer erros que encontrarem durante o manuseio do software, para que possam ser corrigidos em atualizações posteriores.

Alguns “Bugs” nesta versão já foram encontrados e podem ser acessados aqui.

O gvSIG 2.0 é um software gratuito, e está disponível para download aqui.