A China enviou cinco veículos aéreos não tripulados (VANTs) para capturar imagens das zonas atingidas pelo terremoto de 7,0 graus na escala Richter que ocorreu na Província de Sichuan, sudoeste do país, segundo a Agência Estatal de Topografia, Cartografia e Geoinformação.

As imagens cobrirão as vilas de Baoxing, Taiping e Longmen, as mais afetadas pelo terremoto cujo epicentro se localizou no distrito de Lushan, da cidade de Ya’an de Sichuan. A Agência já obteve imagens de Lushan prévias ao desastre tomadas pelo satélite Ziyuan III.

O órgão divulgou imagens de satélites das zonas afetadas pelo sismo e os locais circundantes no site www.tianditu.cn, e divulgará as últimas imagens registradas pelos VANTs quando estiverem disponíveis. Segundo informações da Agência, a China também trabalha para compilar o mais cedo possível mapas que ajudem nos trabalhos de resgate.

O terremoto atingiu o distrito de Lushan às 8h02 do último sábado (19/4) e provocou a morte de 186 pessoas, segundo números confirmados até agora.

Com informações de portuguese.cri.cn


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.