vagas geoinformaçãoO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Supervisor de Geoprocessamento. Necessário ter experiência em coordenação de equipes voltadas a projetos de gerenciamento de risco utilizando software ArcGIS (geoprocessamento / sensoriamento remoto); conhecimento de pacote Office avançado e experiência em acompanhar projetos, garantindo qualidade e prazos pré-estabelecidos. Esta vaga é para profissionais com ensino euperior completo em Geografia, Agronomia, Engenharia Cartográfica ou  Engenharia Ambiental.
Empresa: AgroTools
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: www3.catho.com.br/empregos/agrotools/oportunidades

Cargo: Analista Ambiental. Dentre as atividades previstas para a posição, estão: apoiar a criação de requisitos para implementação de projetos de sistemas computacionais voltados a temática ambiental; desenvolver planos de trabalhos para novos projetos técnicos e de P&D; apoiar no acompanhamento da execução de desenvolvimento de sistemas computacionais voltados a temática água, energia e meio ambiente; apoiar a criação de material cartográfico para compor parte de projetos; pesquisar novas ferramentas e tecnologias voltados ao tema geoprocessamento; avaliar a eficiência de tecnologias de geoprocessamento; realizar a produção de informação espacial e cartográfica no Centro Internacional de Hidroinformática; analisar a viabilidade técnica e financeira de implantação de novos projetos técnicos e de P&D. Os requisitos desta vaga são: graduação completa em Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia Cartográfica e/ou Agrimensura, Geografia, Tecnologia Ambiental ou Ciências Biológicas; carteira de habilitação B; disponibilidade para viagens; desejável especialização em: Gestão de Bacias Hidrográficas e/ou Recursos Hídricos, Energias Renováveis, Gestão Territorial e Geoprocessamento; conhecimento em idiomas: espanhol e inglês; desejável experiência nos software de geoprocessamento gvSIG, QuantumGIS, OpenJump ou ArcGIS; conhecimentos em informática a nível usuário em planilhas eletrônicas, gerenciador de textos e apresentações e internet; desejável conhecimento nas áreas de: Energias Renováveis, Gestão de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Monitoramento da Qualidade da Água, Gestão Territorial, Cadastro Técnico Multifinalitário, Sensoriamento Remoto, equipamentos e softwares de geoprocessamento; desejável conhecimento em gerenciamento de projetos.Habilidades exigidas incluem: organização; capacidade de negociação; boa comunicação oral e escrita; criatividade; capacidade de liderança; capacidade de assumir riscos; fidelidade aos compromissos assumidos; capacidade de atuar em equipes multidisciplinares; dinamismo; atitudes: iniciativa, disciplina, persistência, buscar soluções para problemas diversos, tolerância, postura positiva (pró-ativa), postura profissional e ética, confiança, versatilidade, flexibilidade, autocontrole emocional, comprometimento, busca do aperfeiçoamento contínuo. A carga horária será de 44 horas semanais com horário das 8h às 12h e 14h às 18h e sábados das 8h às 12h. A posição conta com benefícios como vale-alimentação e transporte; plano odontológico empresarial; plano de saúde empresarial; vale-transporte; e seguro de vida empresarial.
Instituição: Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Contato: As etapas do processo seletivo incluem: análise curricular; prova de conhecimento; avaliação psicológica; e entrevista empresarial. O currículo deverá vir nomeado com o nome completo do candidato, com dados tradicionais, número do RG, número do processo seletivo e qual a vaga que deseja concorrer. Interessados devem enviar currículo para curriculo@pti.org.br. Veja também esta vaga no site do Parque Tecnológico de Itaipu.

Cargo: Desenhista Cadista. Para concorrer a esta vaga, é necessário ter Técnico em Edificações/Construção Civil e conhecimentos em
AutoCad. O candidato selecionado vai Desenvolver/desenhar projetos em AutoCad, conhecimento em estrutura de concreto, quantificar materiais para elaboração de orçamentos, acompanhar obras. Os benefícios incluem: assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, vale alimentação, restaurante conveniado, seguro de vida em grupo e convênio farmácia. O horário de trabalho será de segunda a sexta das 08h as 18h com direito um intervalo de 1:15h para o almoço.
Empresa: Versátil Andaimes
Local: Curitiba (PR)
Contato: Para concorrer a esta vaga, interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para: oportunidades@versatilandaimes.com.br

Cargo: Esta vaga será preenchida por geógrafo ou engenheiro agrônomo, cartógrafo ou florestal. O profissional selecionado será responsável pela elaboração de mapas temáticos para estudos ambientais com o software ArcGIS, levantamento de dados, interpretação de imagens de satélite. A empresa deseja experiência com os softwares ArcGIS, AutoCAD. Conhecimento básico em Envi e Erdas serão considerado como um diferencial. A vaga conta com benefícios como vale-refeição e transporte.
Empresa: Brasgeo
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para gustavo@brasgeo.com.br

Cargo: Coordenador Técnico – Edição Cartográfica. Os candidatos devem ter graduação em Agrimensura, Agronomia , Geografia ou Engenharia Ambiental; e também especialização ou pós-graduação em Geoprocessamento, Cartografia ou áreas afins. Esta posição exige experiência de ao menos dois anos em geoprocessamento, edição, restituição e vetorização de imagens. O profissional deve ter conhecimento em produção de mapas temáticos, georreferenciamento de dados e aerofotogrametria. A carga horária é de 44 horas semanais. A posição conta com benefícios como plano de saúde, vale- transporte e refeição
Empresa: Topocart
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo para daniele.furlan@topocart.com.br

Cargo: Analista de Sistemas GIS. O candidato deve ter curso superior completo em sistemas de informações, ciência da computação, engenharia de sistemas e afins, e conhecimentos de metodologia de desenvolvimento de software. Será muito valorizada a experiência em soluções GIS para empresas de utilities. O contratado terá a seu cargo atividades de análise de sistemas de informação geográfica (GIS) em projetos de meio e grande porte, e apoio às atividades comerciais da empresa. Especificamente: aplicação de metodologia de engenharia de software; realizar levantamento de requisitos com usuários; produção de Desenhos Funcionais de aplicações GIS; produção de Planos de Testes Funcionais; execução de processos de qualidade de software; utilizar ferramentas de controle de versões; redigir documentos técnicos necessários no processo de desenvolvimento; oferecer treinamentos técnicos e treinamentos de usuários finais; apresentação comercial de produtos e serviços GIS da empresa; especificação técnica de escopo de projetos em fase de pré-venda. A empresa exige experiência mínima de 3 anos como Analista de Sistemas, um ano como desenvolvedor, e no mínimo um ano em projetos de software GIS. Experiências em uso de metodologias e geração de documentos serão altamente valorizadas, assim como participação em projetos de abrangência corporativa. Experiência na estruturação e carga de dados em ambiente GIS também é exigida. O contratado se reportará diretamente ao Gerente de Projetos.
Empresa: Nip do Brasil, empresa do Grupo Espanhol NIP, S.A.
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem enviar currículo para jose.valdivia@nipsa.es aos cuidados de José Valdivia.

Cargo: Engenheiro de Sistemas de Informações. Para concorrer a esta vaga, o candidato tem que ter Graduação ou Mestrado em Engenharia de Informação ou equivalente; ter 3 anos de experiência em desenvolvimento Web Net; habilidades em ASP.NET (3.5) com formulários web e SQL Server 2008; conhecimento em GIS (seria reconhecido); boa interpretação e comunicação com as equipes de jovens e multidisciplinar e inglês fluente.
Empresa: Empresa multinacional
Local: Lisboa (Portugal)
Contato: Interessados na vaga ou para mais informações sobre a oferta, devem enviar currículo para mara.caeiro@kellyservices.pt (+351 218428590).

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: 61 vagas do cargo de Analista Administrativo. De acordo com o Ibama, do total de oportunidades duas serão para pessoas com deficiência e as vagas gerais serão distribuídas entre os estados. Podem participar profissionais com idade mínima de 18 anos com formação em curso de graduação de nível superior e que tenham disponibilidade para jornadas semanais de 40h. Segundo consta em edital, a remuneração prevista é de 6.134,15 reais, já incluídos o auxílio-alimentação e a gratificação de desempenho de atividade de especialista ambiental. Os profissionais atuarão nas áreas de controle interno, documentação, gestão de pessoas, material, patrimônio, entre outras.
Instituição: Ibama
Local: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins – nas unidades descentralizadas (Superintendências e Centros Especializados) e na Administração Central
Contato: A previsão é de que as avaliações ocorram em 9 de junho, nas capitais dos estados. As inscrições devem ser feitas até 29 de abril através deste link.

Cargos:
1) Professor efetivo magistério superior em Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e Geoprocessamento;
2) Professor efetivo magistério superior em Biogeografia, Climatologia, Pedologia e Recursos Hídricos.
Instituição: Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Local: Roraima (RR)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição do dia 29 de abril a 31 de maio em dias úteis na Diretoria de Administração de Recursos
Humanos/DARH da Universidade Federal de Roraima, Prédio da Reitoria, sala da DARH. O edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Professor na área de Geografia Física. Para esta vaga, é necessário ter doutorado na área. O salário será de R$ R$ 5.082,34. O edital completo para este processo seletivo pode ser acessado aqui.
Instituição: Universidade de Brasília (UnB)
Local: Brasília (DF)
Contato: Para concorrer a esta vaga, interessados deverão efetuar a inscrição no Departamento de Geografia (CSS 501, ACSS 612 módulo 23, subsolo, ICC Ala Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte – Telefone (61) 3107 – 7253), até o dia 03 de maio, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Os candidatos deverão apresentar curriculum vitae devidamente comprovado.

Cargos:
1)Professor temporário de Geotecnologias Aplicadas à Geografia. Requisitos: Bacharel em Geografia ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Cartográfica ou Engenharia Agrícola.
2)Professor temporário de Geografia Física. Requisitos: Graduação em Geografia (Bacharelado ou Licenciatura) e Mestrado em Geografia
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Local: Paraná (PR)
Contato: Interessados nas vagas, deverão acessar o site do processo seletivo para mais informações.

Cargo: Profissionais de ensino na área de Estatística. O salário é de 8.507 reais, além dos auxílios alimentação e transporte, para uma jornada de 40 horas semanais. O contrato será de três anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira, com prova discursiva no valor de 100 pontos, vai ser aplicada no dia 9 de junho. Serão convocados para a etapa seguinte aqueles que obtiverem nota igual ou superior 60 pontos. O candidato terá quatro horas para resolver as questões. A prova didática, prevista para os dias 24 e 25 de junho, deverá ter o formato de aula, com duração máxima de 40 minutos.Os candidatos que obtiverem 60% de aproveitamento na prova didática classificam-se para a última etapa, a análise de títulos, com caráter exclusivamente classificatório. O resultado final sai em 2 de julho. Para concorrer, é preciso ter curso superior em qualquer área e pós-graduação (mestrado ou doutorado) em Estatística ou área correlata
Instituição: Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do IBGE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: O edital, que inclui todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo conteúdo programático e bibliografia, encontra-se em disponível neste link.

Cargo: Uma vaga para Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Geografia, área de Geomorfologia/Hidrografia.
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição até o dia 30 de abril de 2013. O edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Concurso com 3 vagas para docente Engenheiro Cartógrafo ou Agrimensor.
Instituição:
Unipampa (RS)
Local: Rio Grande do Sul (RS)
Contato: Interessados deverão efetuar as inscrições de 10 a 28 de abril. O edital do concurso já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Inscrições abertas para dois editais. São ofertadas vagas de nível técnico e superior para contratação imediata e para formação de cadastro de reserva. As vagas são para Curitiba e diversas cidades do Paraná. Pelo Edital 002/2013 estão previstas 31 vagas e formação de cadastro de reserva para técnico ambiental, técnico de agrimensura, técnico de contabilidade, técnico de instrumentação, técnico de segurança do trabalho, técnico eletrônico, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em mecatrônica, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico. Além das vagas para técnico, também estão previstas 18 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de nível superior: administrador, advogado, arquiteto urbanista, biólogo, bioquímico, contador, economista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartográfico, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geólogo, geógrafo, médico do trabalho e químico. Já o Edital 003/2013 destina-se à formação de cadastro de reserva para diversas cidades do Paraná, nas especialidades de técnico em informática e técnico em telecomunicações. Na especialidade profissional de nível superior, para analista de informática, a formação de cadastro de reserva objetiva atender Curitiba em diversas áreas de conhecimento.
Instituição: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
Local: Estado do Paraná
Contato: As inscrições já começaram e vão até o dia 2 de maio. Os editais estarão disponíveis no site da Cops UEL, organizagora do concurso, onde deve ser feita a inscrição.

Cargos: 422 vagas de reposição de pessoal e 314 vagas para substituição de terceirizados, dentre elas 2 são para Engenheiros Agrônomos e 3 para Geógrafos. A responsabilidade pela realização destes concursos caberá ao Ministério da Agricultura, que deverá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O provimento de cargos, no entanto, dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento e Gestão.
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Contato: O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses.

Cargo: Concurso público com 114 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Ensino Médio: Técnico em Tecnologia da Informação; Topógrafo; etc.. Ensino Superior: Analista em Geoprocessamento, Geógrafo, etc..
Instituição: Prefeitura de Embu das Artes (SP)
Local: Embu das Artes (SP)
Contato: Interessados deverão se inscrever pelo site www.zambini.org.br, no período entre às 10h do dia 25 de março até às 20h do dia 25 de abril.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.