Está confirmada mais uma reunião do novo Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG), para o dia 15 de maio, às 14h em São Paulo (SP). Na oportunidade, os fundadores do IBG e as empresas interessadas em se associar discutirão assuntos importantes que antecedem a primeira Assembleia do IBG, que será realizada no evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 em junho, também em São Paulo.

O Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais foi criado no dia 23 de abril, em um encontro que reuniu companhias brasileiras do setor de geotecnologias, com objetivo de criar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável. Na ocasião, 17 empresas assinaram o acordo para fundar o IBG.

A pauta da 2ª reunião inclui:

• Apresentação para as empresas interessadas em se associar ao estatuto aprovado na fundação do IBG;
• Esclarecimentos quanto aos objetivos do Instituto;
• Avaliação das ações de divulgação: projeto de um site, logomarca, assessoria de imprensa;
• Identificação das empresas interessadas em participar no Pavilhão Brasil na feira Intergeo na Alemanha;
• Discussão de prioridades da primeira gestão de 3 anos da diretoria.

Algumas prioridades da primeira gestão já estão sendo discutidas, para orientar os investimentos dos associados e promover mais investimentos para o setor, tais como:

•Pesquisas de quantidade de profissionais que atuam nas empresas do setor;
• Pesquisa junto aos grandes usuários de demandas de produtos e serviços;
• Agendamento com o Ministério do Planejamento e Gestão para solicitar um assento na Comissão Nacional de Cartografia (Concar;
• Mapeamento de fontes de recursos de fomento para serem usados em projetos de inovação para o setor;
• Montagem de projeto de produção permanente de bases de dados em escala nacional para apresentar ao Governo Federal,
• Ações junto às entidades competentes para agilizar a legislação sobre o uso de VANTs no Brasil.

A expectativa nesta reunião é reunir pelo menos 30 empresas, incluindo fundadores e outras empresas interessadas em participar do Instituto.

Podem participar do Instituto empresas dos seguintes setores: prestadoras de serviços de agrimensura e topografia, consultoria, desenvolvimento de sistemas, mapeamento, cadastramento, serviços de localização. Ainda, fornecedores de produtos como: sensores remotos, equipamentos topográficos e geodésicos, dados geográficos, imagens de satélites, softwares topográficos, análise espacial, sistemas de informações geográficas e processamento de imagens, hardware para o setor de geo e veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais - IBG
IBG foi criado no dia 23 de abril, pelas empresas Furtado & Schmidt, Embratop, Engemap, Imagem, Unidesk, Alezi Teodolini, Geoambiente, MundoGEO, Métrica, Leica Geosystems, Inovação, Geoconsult, Santiago & Cintra Geo-Tecnologias, Santiago & Cintra Consultoria, Satmap, Sisgraph e Somenge

Empresas do setor interessadas em participar desta reunião podem entrar em contato com Emerson Granemann, atual presidente do Conselho Deliberativo provisório do IBG, através do email emerson@mundogeo.com.

Para mais informações, veja uma matéria sobre a fundação e a lista de empresas já associadas.