Empregos O setor geoespacial do Brasil abre novas vagas. Confira!O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Consultor. Para candidatar-se a esta vaga, o profissionaldeve ser especializado em Planejamento Urbano, com foco especial para a gestão de áreas urbanas integradas. Nível superior completo, com formação em umas das seguintes afins à temática do projeto: Planejamento Urbano, Desenho Urbano, Geografia, Economia Urbana ou Legislação Urbanística, preferencialmente aplicado à gestão de áreas urbanas integradas. Domínio dos instrumentos de planejamento urbano. Conhecimento em geoprocessamento e em sistemas de informações geográficas. Possuir o título de Doutor em áreas afins ao projeto: Planejamento Urbano, Desenho Urbano, Geografia, Economia Urbana ou Legislação Urbanística.
Empresa: Onu Habitat
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados deverão enviar currículo até 11 de maio para vacancy@onuhabitat.org com o título Consultor de Projeto BRA 2013 001.

Cargo: Supervisor de Geoprocessamento. Necessário ter experiência em coordenação de equipes voltadas a projetos de gerenciamento de risco utilizando software ArcGIS (geoprocessamento / sensoriamento remoto); conhecimento de pacote Office avançado e experiência em acompanhar projetos, garantindo qualidade e prazos pré-estabelecidos. Esta vaga é para profissionais com ensino euperior completo em Geografia, Agronomia, Engenharia Cartográfica ou  Engenharia Ambiental.
Empresa: AgroTools
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: www3.catho.com.br/empregos/agrotools/oportunidades

Cargo: Analista Ambiental. Dentre as atividades previstas para a posição, estão: apoiar a criação de requisitos para implementação de projetos de sistemas computacionais voltados a temática ambiental; desenvolver planos de trabalhos para novos projetos técnicos e de P&D; apoiar no acompanhamento da execução de desenvolvimento de sistemas computacionais voltados a temática água, energia e meio ambiente; apoiar a criação de material cartográfico para compor parte de projetos; pesquisar novas ferramentas e tecnologias voltados ao tema geoprocessamento; avaliar a eficiência de tecnologias de geoprocessamento; realizar a produção de informação espacial e cartográfica no Centro Internacional de Hidroinformática; analisar a viabilidade técnica e financeira de implantação de novos projetos técnicos e de P&D. Os requisitos desta vaga são: graduação completa em Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia Cartográfica e/ou Agrimensura, Geografia, Tecnologia Ambiental ou Ciências Biológicas; carteira de habilitação B; disponibilidade para viagens; desejável especialização em: Gestão de Bacias Hidrográficas e/ou Recursos Hídricos, Energias Renováveis, Gestão Territorial e Geoprocessamento; conhecimento em idiomas: espanhol e inglês; desejável experiência nos software de geoprocessamento gvSIG, QuantumGIS, OpenJump ou ArcGIS; conhecimentos em informática a nível usuário em planilhas eletrônicas, gerenciador de textos e apresentações e internet; desejável conhecimento nas áreas de: Energias Renováveis, Gestão de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Monitoramento da Qualidade da Água, Gestão Territorial, Cadastro Técnico Multifinalitário, Sensoriamento Remoto, equipamentos e softwares de geoprocessamento; desejável conhecimento em gerenciamento de projetos.Habilidades exigidas incluem: organização; capacidade de negociação; boa comunicação oral e escrita; criatividade; capacidade de liderança; capacidade de assumir riscos; fidelidade aos compromissos assumidos; capacidade de atuar em equipes multidisciplinares; dinamismo; atitudes: iniciativa, disciplina, persistência, buscar soluções para problemas diversos, tolerância, postura positiva (pró-ativa), postura profissional e ética, confiança, versatilidade, flexibilidade, autocontrole emocional, comprometimento, busca do aperfeiçoamento contínuo. A carga horária será de 44 horas semanais. A posição conta com benefícios como vale-alimentação e transporte; plano odontológico empresarial; plano de saúde empresarial; vale-transporte; e seguro de vida empresarial.
Instituição: Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Contato: As etapas do processo seletivo incluem: análise curricular; prova de conhecimento; avaliação psicológica; e entrevista empresarial. O currículo deverá vir nomeado com o nome completo do candidato, com dados tradicionais, número do RG, número do processo seletivo e qual a vaga que deseja concorrer. Interessados devem enviar currículo para curriculo@pti.org.br. Veja também esta vaga no site do Parque Tecnológico de Itaipu.

Cargo: Desenhista Cadista. Para concorrer a esta vaga, é necessário ter Técnico em Edificações/Construção Civil e conhecimentos em
AutoCad. O candidato selecionado vai Desenvolver/desenhar projetos em AutoCad, conhecimento em estrutura de concreto, quantificar materiais para elaboração de orçamentos, acompanhar obras. Os benefícios incluem: assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, vale alimentação, restaurante conveniado, seguro de vida em grupo e convênio farmácia. O horário de trabalho será de segunda a sexta das 08h as 18h com direito um intervalo de 1:15h para o almoço.
Empresa: Versátil Andaimes
Local: Curitiba (PR)
Contato: Para concorrer a esta vaga, interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para: oportunidades@versatilandaimes.com.br

Cargo: Esta vaga será preenchida por geógrafo ou engenheiro agrônomo, cartógrafo ou florestal. O profissional selecionado será responsável pela elaboração de mapas temáticos para estudos ambientais com o software ArcGIS, levantamento de dados, interpretação de imagens de satélite. A empresa deseja experiência com os softwares ArcGIS, AutoCAD. Conhecimento básico em Envi e Erdas serão considerado como um diferencial. A vaga conta com benefícios como vale-refeição e transporte.
Empresa: Brasgeo
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para gustavo@brasgeo.com.br

Cargo: Coordenador Técnico – Edição Cartográfica. Os candidatos devem ter graduação em Agrimensura, Agronomia , Geografia ou Engenharia Ambiental; e também especialização ou pós-graduação em Geoprocessamento, Cartografia ou áreas afins. Esta posição exige experiência de ao menos dois anos em geoprocessamento, edição, restituição e vetorização de imagens. O profissional deve ter conhecimento em produção de mapas temáticos, georreferenciamento de dados e aerofotogrametria. A carga horária é de 44 horas semanais. A posição conta com benefícios como plano de saúde, vale- transporte e refeição
Empresa: Topocart
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo para daniele.furlan@topocart.com.br

Cargo: Engenheiro de Sistemas de Informações. Para concorrer a esta vaga, o candidato tem que ter Graduação ou Mestrado em Engenharia de Informação ou equivalente; ter 3 anos de experiência em desenvolvimento Web Net; habilidades em ASP.NET (3.5) com formulários web e SQL Server 2008; conhecimento em GIS (seria reconhecido); boa interpretação e comunicação com as equipes de jovens e multidisciplinar e inglês fluente.
Empresa: Empresa multinacional
Local: Lisboa (Portugal)
Contato: Interessados na vaga ou para mais informações sobre a oferta, devem enviar currículo para mara.caeiro@kellyservices.pt (+351 218428590).

Estágio

Cargo: Estágio em Geoprocessamento. O estagiário será responsável pela edição, padronização, manipulação e organização dos arquivos no banco de dados; elaboração de mapas temáticos na extensão MXD e exportação para PDF e JPEG. Necessário estar cursando graduação em Geografia, entre o 6º e 8º semestres, além de conhecimentos básicos em ArcGIS, Excel e Word. Conhecimento intermediário em ArcGIS, Excel, Word e vivência em empresa de consultoria ambiental são consideradas características desejáveis. A vaga conta com benefícios como vale-transporte refeição. O candidato deve ter fácil acesso a região da Aclimação.
Empresa: Atuante na área ambiental
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para: marcelgomezdamico@gmail.com com a descrição “Estágio em Geoprocessamento” no campo assunto.

Concursos e Processos Seletivos

Cargos:35 (trinta e cinco) vagas para o cargo de Analista Técnico Administrativo, 08 (oito) vagas para o cargo de Economista, 01 (um) vaga para o cargo de Estatístico, 02 (duas) vagas para o cargo de Contador, 02 (duas) vagas para o cargo de Arquivista, 02 (duas) vagas para o cargo de Técnico em Comunicação Social. No nível médio haverá 78 (setenta e oito) oportunidades para o cargo de Agente Administrativo e 02 (duas) vagas para o cargo de Técnico em Contabilidade.
Instituição: Ministério das Cidades
Local: Brasília (DF)
Contato: As inscrições devem ser feitas das 10h do dia 6 de maio até às 23h59 do dia 27 de maio exclusivamente pelo site. O edital já foi publicado e pode ser acessado aqui.

Cargo: Professor na Área de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, SIG e Recuperação de Áreas Degradadas.
Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Local: Uberaba (MG)
Contato: As incrições serão realizadas somente via internet do dia 15 de abril a 5 de maio, através do site. Para mais informações, o edital pode ser acessado aqui. /

Cargo: Geógrafo. Para candidatar-se a esta vaga, o interessado deverá ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Geografia/Bacharelado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e Registro no Conselho competente.
Instituição: Universidade Federal de Goiás (UFG)
Local: Goiás (GO)
Contato: As inscrições deverão ser realizadas até o dia 9 de maio, unicamente através do site. Para mais informações acessar o edital completo aqui.

Cargo: O IBGE foi autorizado pelo Ministério do Planejamento a realizar concurso público que irá oferecer 440 vagas. Desse total, 140 são de nível superior para o Rio de Janeiro e 300 de nível médio para diversas unidades da federação. São 20 vagas para Pesquisador de Informações Geográficas e Estatísticas; 60 para Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas; 60 para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e 300 para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. Segundo comunicado do IBGE, o Instituto está tomando as providências necessárias para a organização do concurso e tão logo o edital esteja concluído será divulgado no Diário Oficial da União e no portal do Instituto.
Instituição: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Local: Rio de Janeiro e outras cidades
Contato: Divulgação do edital em breve

Cargo: Arquiteto, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro Civil, Geógrafo e Supervisor Escolar;
Instituição: Prefeitura de Biguaçu (SC)
Local: Biguaçu (SC)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas pelo site até às 16h do dia 10 de maio do 2013. O edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Uma vaga para Engenheiro Florestal ou Engenheiro Sanitário e Ambiental ou Engenheiro Agronômico ou Agronomia ou Engenheiro Agrícola ou Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Cartográfico ou Engenheiro de Agrimensura ou Engenheiro de Minas ou Geógrafo ou Arquiteto e Urbanista.
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Local: Rio Grande do Sul (RS)
Contato: As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet até o dia 13 de maio através do site.

Cargos:
1) Professor efetivo magistério superior em Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e Geoprocessamento;
2) Professor efetivo magistério superior em Biogeografia, Climatologia, Pedologia e Recursos Hídricos.
Instituição: Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Local: Roraima (RR)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição do dia 29 de abril a 31 de maio em dias úteis na Diretoria de Administração de Recursos
Humanos/DARH da Universidade Federal de Roraima, Prédio da Reitoria, sala da DARH. O edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Professor na área de Geografia Física. Para esta vaga, é necessário ter doutorado na área. O salário será de R$ 5.082,34. O edital completo para este processo seletivo pode ser acessado aqui.
Instituição: Universidade de Brasília (UnB)
Local: Brasília (DF)
Contato: Para concorrer a esta vaga, interessados deverão efetuar a inscrição no Departamento de Geografia (CSS 501, ACSS 612 módulo 23, subsolo, ICC Ala Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte – Telefone (61) 3107 – 7253), até o dia 03 de maio, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Os candidatos deverão apresentar curriculum vitae devidamente comprovado.

Cargos:
1)Professor temporário de Geotecnologias Aplicadas à Geografia. Requisitos: Bacharel em Geografia ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Cartográfica ou Engenharia Agrícola.
2)Professor temporário de Geografia Física. Requisitos: Graduação em Geografia (Bacharelado ou Licenciatura) e Mestrado em Geografia
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Local: Paraná (PR)
Contato: Interessados nas vagas, deverão acessar o site do processo seletivo para mais informações.

Cargo: Profissionais de ensino na área de Estatística. O salário é de 8.507 reais, além dos auxílios alimentação e transporte, para uma jornada de 40 horas semanais. O contrato será de três anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira, com prova discursiva no valor de 100 pontos, vai ser aplicada no dia 9 de junho. Serão convocados para a etapa seguinte aqueles que obtiverem nota igual ou superior 60 pontos. O candidato terá quatro horas para resolver as questões. A prova didática, prevista para os dias 24 e 25 de junho, deverá ter o formato de aula, com duração máxima de 40 minutos.Os candidatos que obtiverem 60% de aproveitamento na prova didática classificam-se para a última etapa, a análise de títulos, com caráter exclusivamente classificatório. O resultado final sai em 2 de julho. Para concorrer, é preciso ter curso superior em qualquer área e pós-graduação (mestrado ou doutorado) em Estatística ou área correlata
Instituição: Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do IBGE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: O edital, que inclui todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo conteúdo programático e bibliografia, encontra-se em disponível neste link.

Cargos: 422 vagas de reposição de pessoal e 314 vagas para substituição de terceirizados, dentre elas 2 são para Engenheiros Agrônomos e 3 para Geógrafos. A responsabilidade pela realização destes concursos caberá ao Ministério da Agricultura, que deverá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O provimento de cargos, no entanto, dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento e Gestão.
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Contato: O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.