A Base Aérea de San Javier, em Murcia (Espanha), foi selecionada para realizar um exercício para mostrar que as comunicações via satélite são adequadas para operar e integrar no espaço aéreo civil, aeronaves remotamente tripuladas (RPAs), também chamados de veículos aéreos não tripulados (VANTs). O teste foi realizado no dia 24 de abril.

O projecto DeSIRE (Demonstração de satélites permitindo a inserção de RPAS na Europa) é financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Agência Europeia de Defesa (AED), e faz parte da iniciativa europeia para facilitar o uso destas aeronaves em combinação com as comunicações via satélite para clientes comerciais e governamentais.

Este projeto vem permitindo demonstrar, através de uma série de voos de teste, o papel das comunicações por satélite para integrar no espaço aéreo civil e militar os VANTs para “além da linha de visão”. Os conceitos e procedimentos foram definidos em projetos anteriores que analisaram a sua viabilidade. O voo realizado no final de abril também forneceu serviços de terra e vigilância marítima, o que demonstra a capacidade dos VANTs para executar essas tarefas.

Durante o teste, uma aeronave tripulada se aproximou de um VANT, simulando trajetórias de colisão de frente e em 90º. Os pilotos de ambas as aeronaves seguiram as instruções de separação dos controladores de tráfego aéreo,  demonstrando o funcionamento normal de um VANT, mesmo em uma situação de emergência como a separação de dois aviões em rota de colisão.

Ao longo do exercício, os dados do sistema de controle de tráfego aéreo, baseados em radares secundários, estavam disponíveis para o operador do VANT, o que lhe permitiu saber o estado das aeronaves próximas, com mais detalhe e precisão do que teria um piloto a bordo. Também foi usado um radar a bordo do VANTpara exibir o tráfego ao seu redor. Tudo isso a fim de definir e testar os procedimentos operacionais e de controle de tráfego aéreo aplicáveis a uma aeronave sem piloto, e avaliar a segurança da integração de satélite com a capacidade de reação do operador em terra, em uma operação de rotina como em caso de emergências.

Todas as informações coletadas durante os testes serão analisadas e comparadas com os requisitos de segurança estabelecidos pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e pelos requisitos operacionais estabelecidos pelo Eurocontrol.

ESA pone a prueba la integración de VANTs en el espacio aéreo civil


O futuro do uso civil de VANTs
na Europa

O desenvolvimento de aeronaves remotamente pilotadas (ou VANTs) tem sido principalmente relacionado ao uso militar. No entanto, o uso civil oferece potencial comercial significativo. Combate a incêndios, controle de estradas, fiscalização de infraestrutura de linhas de energia ou fronteiras, gestão de emergências e comunicações são alguns usos possíveis, reduzindo custos e melhorando a eficiência em alguns casos.

A legislação atual da Europa não oferece condições que permitem o uso de VANTs no espaço aéreo civil, particularmente em voos além da linha de visão. O projeto sendo desenvolvido atualmente na Europa visa facilitar, estabelecer e aprovar um conjunto de requisitos que possam ser a base para a definição de uma futura regulamentação para a integração de VANTs no tráfego aéreo.


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor, participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.