O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Institut de Recherche pour le Developpement (IRD) da França assinaram no dia 8 de maio, em Brasília, o Memorando de Entendimentos e o Acordo para Desenvolvimento do Projeto da Dinâmica Fluvial da Bacia Amazônica. O diretor-presidente Manoel Barretto e diretor geral científico da IRD, Bernard Dreyfus representaram as entidades no evento.

SBF abre consulta pública do Plano de Outorga FlorestalNa abertura da reunião, Carlos Nogueira, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia (MME) saudou a delegação francesa e destacou o trabalho realizado pela CPRM e pelo IRD. Barretto afirmou que a inciativa é importante, pois a parceria entre os dois países vai gerar bons frutos. Bernard Dreyfus agradeceu a confiança da CPRM.

O objetivo do acordo, firmado entre as duas entidades, é desenvolver um programa de pesquisa bilateral na área de hidrologia, hidrogeologia, paleoclimatologia e geoquímica (solo, sedimento de corrente, água e rocha) em relação ao meio ambiente da Bacia Hidrográfica Amazônica, no âmbito dos rios Solimões, Amazonas, Negro, Purus e Madeira. A parceria inclui coleta de dados, capacitação, treinamento e troca de experiências. As ações dão continuidade ao acordo firmado em 2007 entre as duas organizações.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial Thales Sampaio e os pesquisadores da CPRM, Frederico Peixinho, Cássio Roberto da Silva, Achiles Monteiro e Andrea Germano, e Frederico Bedran e Luiz Fernando Magalhães do MME participaram da assinatura. Além de Frédéric Huynh, representante do IRD no Brasil e os pesquisadores, Magali Maurange, Abdelfettah Sifeddine, Marie-Paule Bonnet e Jean Loup Guyot.

Fonte: CPRM


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.