Comprovando que a inter-relação entre ligações aéreas e hierarquia urbana reforça a hegemonia das grandes cidades ao longo do tempo, estudo inédito do IBGE mostra que São Paulo é o nó de maior centralidade da rede aérea em território brasileiro, acompanhando seu papel entre as cidades globais, demografia e funções econômicas. Única “grande metrópole nacional”, com a maior população e o maior PIB do país, a cidade movimentou, em 2010, um total de 26.848.944 passageiros e 201.132.886 kg de carga, na liderança do ranking.

O Rio de Janeiro, por sua vez, vem perdendo importância relativa na rede de tráfego aéreo, embora se mantenha em segundo lugar no transporte de passageiros (14.467.527 passageiros, em 2010), com posição menos significativa no transporte de carga (37.296.620 kg, quinto lugar entre as 19 cidades com maiores movimentações).

IBGE publica o estudo Ligações Aéreas 2010Essas e outras informações estão na publicação “As Ligações Aéreas 2010”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que caracteriza as cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir do transporte aéreo. Seus fluxos de passageiros e carga são descritos e analisados, bem como a acessibilidade das cidades, verificando o custo e o tempo de viagem aérea entre elas.

O trabalho utiliza uma dupla base de dados: pares de ligações “origem-destino” do transporte aéreo regular entre as cidades brasileiras (com base em informações da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil) e dados sobre custo e tempo das viagens a partir do Global Distribution System (GDS).

O estudo mostra que, dos 5.565 municípios instalados em 2010, 135 (2,4%) possuíam um aeroporto com voos regulares, segundo a ANAC. Foram analisados 877 pares de ligações, perfazendo um total de 71.750.986 passageiros transportados e 434 mil toneladas de carga.

Chama-se ligação aérea aquela entre duas cidades, operada por uma companhia aérea comercial, não incluindo voos em conexão, e contada toda vez que há um desembarque.

O estudo completo “As Ligações Aéreas 2010” pode ser acessado em PDF.

Fonte: IBGE


O evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 tem em sua programação o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, apresentando um panorama da inteligência geográfica aplicada à Gestão de Segurança e Defesa de um país, estado ou cidade. A utilização de dados geospaciais permite mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros.

Saiba mais sobre o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e veja a grade completa do evento.