Ação é do Departamento de Cartografia de Presidente Prudente

Unesp colabora na mudança de sistema geodésico de referênciaA Unesp de Presidente Prudente, tem colaborado com a Petrobras na mudança do sistema geodésico de referência, de SAD69 para Sirgas 2000.

A migração do sistema é uma determinação a todos os que fazem uso ou produzem informações geográficas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a intenção é unificar este sistema até 2014 no País. A Transpetro, braço da Petrobras responsável pelo transporte do petróleo por mais de 14 mil quilômetros de dutos, é uma das instituições que terão de se adequar ao novo sistema.

Para fazer a remodelação, conta com o apoio do Departamento de Cartografia da Unesp de Presidente Prudente desde setembro de 2012. A parceria foi firmada após um ano de negociações e, segundo o coordenador do projeto, professor João Francisco Galera Monico, reflete o grau de credibilidade que a faculdade possui. “Em todos os rankings, somos classificados entre os melhores cursos de Cartografia do País, com selo cinco estrelas”, aponta.

Fonte: UNESP

Workshop Projeto Temático GNSS

Com entrada livre, o maior evento de geotecnologias da América Latina, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, já está com sua programação definida, e contará com a participação da FAPESP no evento, apresentando um projeto temático com o tema central GNSS.

Esse projeto envolve os pesquisadores que atuam na Geodésia, objetivando desenvolver algoritmos e metodologias para várias aplicações, entre elas aquelas factíveis de serem aplicadas na Agricultura de Precisão, Cartografia e Cadastro, Meteorologia e Monitoramento do Nível Médio dos Mares.

Saiba mais na página do Workshop Projeto Temática GNSS-SP, que será realizado no dia 20 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).