IBGE faz 77 anos divulgando informações geocientíficasNo próximo dia 29 de maio (quarta-feira), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comemora 77 anos de atuação em prol da construção da cidadania brasileira, através da produção e disseminação de informações sobre a realidade do país. O instituto iniciou suas atividades em 1936, ainda com o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo entre seus objetivos articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no país àquela época. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para saber mais sobre a história do IBGE, visite o site da Memória Institucional.

Entre maio de 2012 e o fim deste mês, o IBGE terá realizado 225 divulgações entre resultados de indicadores conjunturais, pesquisas estruturais e especiais e produtos de geociências – quase dois lançamentos a cada três dias. A coroação desse trabalho cotidiano de produção de informações geocientíficas e de estatísticas demográficas e econômicas se materializa nos inúmeros prêmios que o instituto e seus funcionários receberam no último ano e na sua inserção internacional cada vez maior, que culminou, em abril, na eleição do Brasil para a Comissão de Estatísticas da ONU, mais representativo organismo internacional nessa área.

Como forma de compartilhar o aprendizado da bem-sucedida operação do Censo Demográfico 2010, o IBGE está repassando conhecimentos técnicos, logístico-operacionais e tecnologia para outros países. Colaborou com a realização do Recenseamento de População e Habitação de São Tomé e Príncipe; está auxiliando no planejamento e atualização da base cartográfica para a realização do Censo Demográfico do Haiti; e cedeu 22 mil computadores de mão para a operação censitária no Senegal.

No cumprimento de sua missão institucional, o IBGE mantém aprimoramentos constantes. Neste ano, além de dar continuidade à atualização da metodologia do Sistema de Contas Nacionais e à implantação das pesquisas domiciliares contínuas (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD – e Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF), o instituto passa a divulgar a Pesquisa Mensal de Serviços e planeja, em convênio com o Ministério da Saúde, obter o mais completo raio-X das condições de saúde dos brasileiros, por meio da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS. Merecem ainda ser mencionados a divulgação, em 2013, da primeira edição da Pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros – ESTADIC 2012; o projeto de ampliação da cobertura do Sistema Nacional de Índices de Preços (SNIPC) para outras regiões metropolitanas; os testes visando à incorporação da Indústria Extrativa ao Índice de Preços ao Produtor – IPP; e os testes da Pesquisa Nacional da Atividade Agropecuária – PNAG, no âmbito da implantação do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias – SNPA.

O ano de 2013 também marca quatro décadas da atuação do IBGE na área ambiental. Em 1973 era criada a Superintendência de Recursos Naturais, atual Coordenação de Recursos Naturais (CREN), da Diretoria de Geociências (DGC), cujos estudos contribuem para consolidar a atual posição brasileira na linha de frente das discussões mundiais sobre meio ambiente e para orientar políticas de preservação. Hoje, o IBGE está à frente, por exemplo, dos debates, no Brasil, sobre as Contas Econômicas Ambientais, coordenando o Comitê das Contas da Água.

Com o intuito de disseminar cada vez mais o conhecimento geoespacial, o IBGE também continua investindo na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), para torná-la mais completa e acessível ao público mais amplo possível. Uma das soluções criadas pela Diretoria de Informática, que permite às instituições produtoras de dados georreferenciados disponibilizá-los na INDE para toda a sociedade (o Visualizador da INDE, ou VINDE), foi premiada como um dos projetos do governo que melhoraram os serviços prestados à população.

Ainda na área de Tecnologia da Informação (TI), entre outros prêmios, o IBGE também foi um dos vencedores, em novembro do ano passado, do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. A experiência premiada destacou-se, entre outros fatores, por fortalecer a proteção da rede de computadores do instituto, que busca sempre atingir altos graus de segurança dos seus bancos de dados, garantindo o sigilo das informações estatísticas, sua confiabilidade e sua divulgação transparente e democrática.

Outro aniversário comemorado em 2013 foi o de 60 anos da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, instituição federal de ensino superior integrada ao IBGE. Além da perspectiva de implementar seu Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas em 2014, a primeira faculdade de estatística do Brasil teve, no fim do ano passado, um de seus pesquisadores, Pedro Luis do Nascimento Silva, eleito presidente do Instituto Internacional de Estatística (ISI), a maior organização internacional de estatísticos e interessados em estatística, com status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

Futuro

À medida que celebra o reconhecimento pelo que foi realizado nesses 77 anos, o IBGE também se prepara para encarar os desafios por vir. Nesse sentido, o Planejamento Estratégico 2012-2015 funciona como um plano de voo para o IBGE do futuro, estabelecendo ações e metas a serem realizadas nos próximos anos, para assegurar a qualidade do trabalho do instituto. Com o mesmo objetivo, o IBGE recebeu autorização para a contratação, por meio de concurso público, de 440 novos funcionários, que deverão reforçar as equipes do instituto em todo o país.

É também com o olhar no futuro e na comunicação cada vez mais estreita com a sociedade brasileira que o portal do IBGE na Internet está em constante atualização, para se tornar um canal cada vez mais funcional e amigável. Em dez anos, o número de usuários do site passou de 320 mil para 2,6 milhões por mês. Com esse mesmo espírito, o IBGE também busca consolidar sua participação nas redes sociais. O perfil oficial do instituto no Twitter, iniciado em 2010, conta atualmente com cerca de 34 mil seguidores, e a página no Facebook, inaugurada em novembro de 2012, já tem 7,7 mil fãs.

Dessa forma, mantendo seus padrões de excelência, confiabilidade e transparência, o IBGE pretende continuamente ampliar sua produção e cumprir sua missão de retratar o Brasil, ajudando o país a se conhecer mais e cada vez melhor.