UAS Captures Aerial ImagesA Edáfica, uma companhia de gestão ambiental e consultoria do Chile especializada em levantamentos fotogramétricos detalhados com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), anunciou recentemente que capturou imagens aéreas do vulcão Rano Kau, que localiza-se na parte sudoeste da Ilha de Páscoa. A operação foi concluída em dois voos, com altitude de 582 metros, no dia 21 de maio de 2013.

Segundo a companhia, as condições ambientais foram um dos maiores obstáculos. A equipe enfrentou fortes ventos, fisiografia acidentada e variações meteorológicas.

O modelo digital da superfície (DSM em inglês) foi gerado a partir de 1282 imagens, que foram sobrepostas por um conjunto de pontos de controle, obtidos pelo equipamento DGPS. Segundo a Edáfica, estas informações são extremamente valiosas e têm o objetivo de determinar precisamente a condição geológica estrutural da área de Ngarahu Mata, na vila Orongo, que encontra-se listado entre os 100 monumentos de risco, de acordo com o World Monuments Watch (WMW).

Para este trabalho, a Edáfica operou com o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Stardust, fornecido pelo IDETEC que, segundo a empresa, vem sendo utilizado em uma ampla gama de projetos, obtendo imagens aéreas de alta qualidade com auxílio de receptores GPS precisos e de dados IMU.

Fonte: GIM International

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.

O evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 também tem em sua programação o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, apresentando um panorama da inteligência geográfica aplicada à Gestão de Segurança e Defesa de um país, estado ou cidade. A utilização de dados geospaciais permite mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros.

Saiba mais sobre o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e veja a grade completa do evento.