• A DigitalGlobe adquiriu a Tomnod, desenvolvedora de tecnologias para análise espacial;

• A Trimble adquiriu softwares de agrimensura e cadastro da Penmap;

• A OrbiSat, empresa do Grupo Embraer Defesa & Segurança, fechou contrato com o Instituto Geografico Agustin Codazzi, da Colômbia, para a geração de cerca de 342 mapas;

• O lançamento do satélite sino-brasileiro Cbers-3 foi re-agendado para outubro de 2013;

• A Apple adquiriu a empresa WiFiSlam, desenvolvedora de aplicativos móveis para navegação interna;

• O governo da China aprovou a instalação de estações terrestres para melhorar a precisão do sistema Beidou;

• A Astrium anunciou o lançamento operacional e comercial dos satélites Pléiades e do Spot 6;

• As empresas brasileiras Flight Technologies e GyroFly realizaram uma parceria para produzir o VANT Gyro 500FT;

• A Supergeo realizou uma parceria com a Geosam para oferecer ferramentas GIS no Peru e na América Latina;

• Representantes de 15 indústrias nacionais que produzem VANTs apresentaram uma proposta à ANAC para a regulamentação para voos civis.


América do Sul no Intergeo 2013

Cerca de oito empresas sul-americanas estarão no Intergeo 2013, maior evento do mundo sobre geoinformação, geodésia e gestão territorial. A ilha da América do Sul irá apresentar suas novidades e produtos para os 16 mil visitantes que são esperados para o evento.

O MundoGEO, organizador do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, há anos é o parceiro de mídia da Intergeo da América do Sul. “Com a ampliação da cooperação para este ano, desenvolvemos novos modelos de negócios, não só na comunicação, mas também na presença de empresas da América do Sul”, disse Olaf Freier, Diretor de Hinte GmbH, empresa que organiza o evento. A cooperação é estendida também a expositores do Intergeo, que poderão participar do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP).


Método agiliza o mapeamento de áreas agrícolas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Nottingham, na Inglaterra, apresentou uma nova metodologia que pode agilizar o mapeamento por satélite de áreas agrícolas. Batizado de Stars – do inglês Spectral-Temporal Analysis by Response Surface – o método foi apresentado em um artigo publicado pela revista científica IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing.

A interpretação de imagens de satélites é adotada, por exemplo, no Projeto Canasat do Inpe, que monitora o plantio da cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil desde 2003. Além da extensão da safra, nas imagens é possível identificar se houve ou não a queima da palha na pré-colheita, permitindo averiguar o cumprimento da legislação ambiental que visa coibir essa prática.

O Stars permite integrar imagens de diferentes sensores em quaisquer intervalos de tempo e pode ser utilizado em diversas aplicações. O método é capaz de detectar alterações no comportamento espectral em decorrência da intervenção humana, como a colheita da cana-de-açúcar ou até mesmo um desmatamento.


Programa aberto de VANTs se torna realidade

Dois meses de desenvolvimento foram suficientes para que o Brasil tivesse à disposição o primeiro programa aberto de um NavegandoVeículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Trata-se do modelo Ararinha, desenvolvido com apoio da AGX Tecnologia pelo Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos.

O trabalho, coordenado pelo professor Onofre Trindade Júnior, foi concluído em janeiro. A AGX, empresa do setor de VANTs sediada no Pólo Aeronáutico de São Carlos (SP), financiou com recursos próprios o projeto do Ararinha. O professor Trindade Júnior explica que o modelo Ararinha é uma iniciativa acadêmica, aberta e de baixo custo para o desenvolvimento de sistemas aéreos não tripulados, compreendendo quatro aspectos básicos: aeronave, controle de voo, comunicação e carga paga (missões). O Ararinha é voltado para entusiastas em sistemas aéreos não tripulados e suas aplicações. “Nesse sentido, ele é classificado e pode ser operado dentro das restrições que Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) impõe para os aeromodelos. Tecnicamente, o Ararinha pode realizar as mesmas tarefas que muitas aeronaves não tripuladas voltadas para uso profissional. Será disponibilizada, inclusive, a documentação básica para solicitação, junto à Anac, de uso do modelo nesta classe de aplicações”, afirma Adriano Kancelkis, diretor-presidente da AGX.


Bentley adquire a CharPointer e o software Topograph

A Bentley Systems, empresa especializada em soluções de software para infraestrutura sustentável, anunciou a aquisição da CharPointer Tecnologia, incluindo o TopoGRAPH, solução com alta precisão em levantamento de campo e terraplenagem, e desenvolvimento de projetos viários. O software é destinado às diversas áreas da engenharia e da construção, como edificações, loteamento, estradas, barragens, etc.. A aquisição ocorreu após uma busca da Bentley por uma companhia que apresentasse sinergia com seus negócios. Todo o processo de negociação em torno da aquisição da CharPointer levou cerca de um ano.

João Rocha, Diretor de Vendas da Divisão Geoespacial e de Transportes da Bentley Systems, conta que esta aquisição faz parte das ações da empresa para cumprir a meta de dobrar o faturamento no Brasil até 2015. “Somente por conta da aquisição da CharPointer vamos crescer em 25% o faturamento este ano no Brasil”, comemora.

O TopoGRAPH continuará com a mesma denominação e vai fazer parte, a partir de agora, do portfólio da Bentley. Dentre os ganhos para os usuários do software, estão a integração com outras soluções, como processamento de nuvens de pontos, gerenciamento de documentos, etc.. A aquisição abre novas portas também para o Topograph, já que ele poderá ser traduzido para outros idiomas e introduzido em outros países, com possibilidades de expansão para o mundo todo. Segundo Rocha, o plano é primeiro a consolidação no Brasil, para depois alcançar o restante da América Latina e posteriormente outras regiões.

Segundo, Malcolm Walter, COO da Bentley, “o objetivo é alavancar a capacidade dos softwares Bentley de informações 3D para modelagem e soluções de colaboração de engenharia, para atender a grande necessidade do Brasil de um sistema de transporte mais seguro e eficiente para apoiar a sua economia em expansão”.

Paulo Roncada, fundador e ex-diretor da CharPointer Tecnologia, e agora diretor de soluções de engenharia da Bentley, afirmou que “a abrangência dos produtos Bentley, juntamente com seu alcance global, vão proporcionar aos usuários TopoGRAPH um rico conjunto de soluções de software e serviços complementares para a manutenção de transporte e outras áreas da infraestrutura, além de aumentar a eficiência de seus fluxos de trabalho e melhorar a qualidade de seus produtos.”


Galileo já fornece dados para posicionamento

Sistema Galileo

Os novos satélites do sistema de navegação Galileo permitiram a primeira determinação de um posicionamento terrestre. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA em inglês), os quatro satélites em órbita e as instalações em terra estão funcionando como planejado. Quatro satélites é o número mínimo necessário para oferecer posicionamento. Os primeiros dois aparelhos foram lançados em outubro de 2011 e, os outros dois, um ano depois.

A primeira posição fixa de longitude, latitude e altitude foi tomada a partir do Laboratório de Navegação da ESA, na Holanda, no dia 12 de março, com uma acurácia de 10 a 15 metros. Segundo a Agência, esta precisão já era esperada, devido à infraestrutura implantada até o momento. A expectativa é lançar novos satélites para, até 2014, oferecer os primeiros serviços de posicionamento e navegação.


Estação Glonass é instalada no Brasil

A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou a primeira estação fora da Rússia do Glonass, sistema russo de navegação global por satélites, fruto de um programa de cooperação entre a Agência Espacial Russa (Roscosmos), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a UnB.

Semelhante ao sistema GPS, a rede serve para localizar posições na superfície terrestre utilizando 24 satélites espalhados pela órbita da Terra. Além de ser um importante componente para redução do erro de posicionamento do sistema Glonass na América do Sul, a instalação da estação beneficiará pesquisas na área aeroespacial desenvolvidas nos laboratórios de Automação e Robótica (Lara) e de Biomédica (LAB) da UnB. Será importante também para as aplicações satelitais e para estudos geodésicos da universidade.

Segundo o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, a UnB foi uma escolha certa para receber a estação por ser há anos comprometida com as atividades espaciais. “Acredito que a parceira entre os dois países trará benefícios tanto para o Brasil quanto para a Rússia. Capacitaremos nossos profissionais e eles terão um sistema mais eficiente”, afirmou o presidente.


Conferência Mundial GSDI e ÁfricaGIS 2013

A Conferência Mundial da Associação Global de Infraestrutura de Dados Espaciais (GSDI em inglês) está marcada para 4 e 8 de novembro em Adis Abeba, capital da Etiópia. Em 2013, o evento será realizado em conjunto com a ÁfricaGIS, a maior conferência sobre GIS do continente, com participantes de vários países. A Conferência Mundial GSDI acontece anualmente em locais diferentes, oferecendo oportunidades para especialistas da área geoespacial de todo o mundo, promovendo o intercâmbio de ideias e contribuindo para a construção de infraestruturas de dados espaciais.

A programação para Conferência Mundial GSDI e ÁfricaGIS 2013 está atualmente sendo formatada. O evento terá uma área de exibições e importantes encontros de organizações e grupos, permitindo que pessoas da África e todo o mundo possam apresentar, debater e compartilhar experiências e ideias.

+Info
www.gsdi.org/gsdiconf/gsdi14


A revista MundoGEO traz as principais novidades em padrões e serviços disponibilizados pelo Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês). O OGC é uma consórcio internacional que reúne mais de 450 companhias, agências governamentais e universidades com o objetivo comum de desenvolver padrões.

OGC anuncia concurso de mapas

O OGC anunciou a abertura do Student Map App Challenge, um concurso para estudantes com habilidades em programação e interesse em mapas e em serviços de localização. A competição é patrocinada pela Google, um dos membros principais do OGC.

Os três candidatos vencedores receberão prêmios e a oportunidade de ter suas aplicações em destaque no site do OGC e em outros canais de mídia. Os aplicativos podem fazer uso de centenas de fontes de dados e mapas dos setores público e privado, que são acessíveis através dos padrões OGC. Os dados podem ser relacionados a clima, navegação, demografia, sensores, estabelecimentos comerciais, hidrologia, estatísticas de acidentes e muitos outros tipos. Os estudantes interessados devem se inscrever até 15 de junho e apresentar as suas aplicações até 15 de julho. Mais informações em http://appchallenge.opengeospatial.org.

Melhores práticas para observação da Terra

O OGC publicou um documento com melhores práticas para produtos, serviços e sensores de observação da Terra. A publicação intitula-se OGC EO Product Collection, Service and Sensor Discovery using the CS-W ebRIM Catalogue, e foi adotada como um documento oficial do OGC. Este documento descreve as relações que existem entre os vários modelos de metadados conceituais: observação da Terra, coleções de produtos de observação da Terra, sensores e serviços.



Manfra é integrada ao Grupo Hexagon

O Grupo Hexagon, provedor global de soluções para design, medições e visualizações, adquiriu recentemente todas as ações da Manfra, empresa brasileira distribuidora da Leica Geosystems há mais de 30 anos. Além de ser parceira e representante da Leica Geosystems, a Manfra é também desenvolvedora do software Posição para o setor de topografia. Fundada em 1978 em Curitiba (PR), a Manfra atua na indústria de levantamento e engenharia, construção, mineração e agricultura, principalmente nas regiões Sul e Oeste do Brasil.

“A base consolidada e em crescente expansão da Manfra no território brasileiro fortalece nossa penetração neste mercado emergente”, afirmou Ola Rollén, CEO e Presidente da Hexagon. “Além de aumentar nossa capacidade de distribuição em toda a América do Sul, estamos ansiosos com o conhecimento único e com os produtos da Manfra que esta aquisição traz para a família da Hexagon”, completou.