Como parte da estratégia de reformulação do Portal do Software Público Brasileiro (PSPB), a partir de março entrou em funcionamento uma nova ferramenta de avaliação das soluções candidatas a se tornarem softwares públicos. Pelo novo mecanismo, chamado de AvaliaSPB, qualquer pessoa tem acesso aos arquivos necessários à instalação e código-fonte da solução, podendo testá-la e estudá-la, colaborando com os analistas responsáveis pelo portal.

Antes da criação do AvaliaSPB, essa atividade era realizada apenas entre analistas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) e entre os desenvolvedores das soluções.

Softwares geo

Criado em abril de 2007, o portal do Software Público Brasileiro compartilha programas de computador de interesse público. Os softwares são entendidos como um bem público, sem a necessidade de licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento. Hoje, o PSPB conta com mais de 170 mil usuários cadastrados, cerca de 500 prestadores de serviços e 67 soluções ofertadas por empresas, órgãos de governo, universidades e pessoas físicas.

Os principais softwares com componente geoespacial que se encontram disponíveis no Portal do Soft-ware Público Brasileiro são o Prefeitura Livre e o i3Geo. O Prefeitura Livre é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas, que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Já o i3Geo é uma ferramenta destinada ao desenvolvimento de mapas interativos na web, que integra várias aplicações de código aberto, principalmente Mapserver e OpenLayers, permitindo modificar a legenda dos layers, aplicar filtros, realizar análises, etc.. Foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente.

+Info
www.softwarepublico.gov.br