VANTO Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil realizou, em Curitiba, teste com um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que poderá vir a ser o utilizado em ações de fiscalização. O modelo testado na capital paranaense foi um hexacóptero de 60 centímetros de diâmetro, da empresa gaúcha Protecães, que realiza voos a 150 metros de altura e pode atingir velocidade de até 30 km/h. A assessora especial da Presidência do CAU/BR e coordenadora do projeto de fiscalização, arquiteta Mirna Cortopassi Lobo, presente no teste, explica que este tipo de equipamento se mantém no ar com grande estabilidade e autonomia e pode gerar imagens (fotos e filmagens) aéreas que são transmitidas em tempo real para uma base georreferenciada.

No projeto de fiscalização em desenvolvimento, o objetivo é que esses dados sejam enviados ao sistema do CAU, que realizará cruzamentos entre Alvarás de obras emitidos por prefeituras municipais e os Registros de Responsabilidade Técnica – RRTs. Mirna destaca, ainda, que “é função do Conselho, proteger a sociedade contra o risco das construções ilegais, principalmente aquelas que não têm um responsável técnico. As fotos e vídeos recebidos pelos VANTs ajudarão a identificar estas obras, facilitando, em muito, o trabalho fiscalizador do CAU”, completa ela.

O VANT utilizado no teste possui 60cm de diâmetro, seis hélices e realiza voos de até 150 metros de altura.

O presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, faz questão de ressaltar que, em relação à fiscalização, a atuação do CAU deverá complementar o que vinha sendo aplicado até agora no segmento da construção civil. “Vamos efetivar uma ação de caráter mais educativo. No Paraná, estando dentro das normas, a obra ganha um selo de regularidade do Conselho”, acrescenta o presidente. Ele informou que, em Curitiba, o Conselho já assinou um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal para troca de informações entre os dois órgãos, visando a integração de dados com vistas à fiscalização.

Fonte: CAU/PR

CAU/SP fará coleta de dados biométricos na Feira MundoGEO#Connect

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo estará presente na feira MundoGEO#Connect LatinAmerican 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais – para realizar a coleta de dados biométricos para a emissão da carteira profissional dos arquitetos e urbanistas que participarem do evento.  Segundo o CAU,  a coleta de dados é uma das etapas para a efetivação do registro do profissional no novo Conselho.

As inscrições para as atividades do evento, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.